Qual é o melhor exame para o coração?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Quais os exames do coração mais recomendados?

  • Exames de sangue. ...
  • Teste Ergométrico Computadorizado. ...
  • Ecocardiograma Transtorácico com Doppler. ...
  • Ultrassonografia. ...
  • MAPA.

Em geral, um infarto silencioso é detectado somente após um eletrocardiograma.

Angiotomografia: esse é um exame de imagem que permite que o médico visualize a presença de placas de gordura dentro das artérias, provocando o bloqueio do sangue.

Além de dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea e até vômitos podem indicar um infarto, além de dores nas costas, suor frio e, em casos extremos, o desmaio.

A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.

Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.

Uma frequência cardíaca perto dos 180 bpm é sinal de alerta total e perigo de morte.

Entre os sintomas mais comuns estão dor no peito prologada – como um aperto – sensação de morte iminente, acompanhada ou não de sudorese, palidez, agitação, enjoo ou vômito, falta de ar, arritmia, entre outros sinais.

O coração dói, e qualquer queixa de dor súbita desde o umbigo até ao maxilar inferior e desde a parte anterior do tórax até às costas, incluindo os dois braços, pode corresponder à apresentação clínica do enfarte do miocárdio.

Brincar, andar de bicicleta, correr e jogar bola são ótimos exercícios ao ar livre que permitem elevar os batimentos cardíacos de forma saudável. Além disso, estas atividades possuem variações intermináveis, podendo ser alternadas e bem exploradas.

Portanto, vamos listar as quatro doenças mais mortais ao nosso coração.

  1. 1 - Infarto agudo do miocárdio. O famoso ataque cardíaco. ...
  2. 2 - Doença vascular periférica. ...
  3. 3 - Acidente Vascular Cerebral (Derrame Cerebral) ...
  4. 4 - Morte súbita.

Quando marcar consulta
É recomendado consultar um cardiologista quando surgem sinais e sintomas sugestivos de problemas no coração, como falta de ar no repouso, dor no peito, cansaço excessivo, tonturas e desmaios frequentes, por exemplo.

A sua obstrução não depende da pressão arterial e nem dos batimentos cardíacos. Assim, uma pessoa, pode apresentar infarto com os níveis de pressão e batimentos cardíacos normais.

Diabetes, hipertensão, colesterol alto, tabagismo, obesidade e sedentarismo, entre outros fatores, podem causar arritmias cardíacas e demais problemas cardiovasculares.

- Corte o limão ao meio, descarte o miolo – aquela parte branquinha no centro da fruta, pois deixa a bebida amarga. - Descasque o alho, o gengibre e coloque no liquidificador, juntamente com o limão e bata até processar bem todos os ingredientes. - Se necessário, coloque um pouco de água, para facilitar.

Náusea, falta de apetite e inchaço: por causa da retenção de líquidos, pode ocorrer um inchaço abdominal. Ansiedade, falta de ar e medo da morte: pode ser indicativo de que um ataque cardíaco pode estar a caminho. Sudorese intensa e repentina: pode indicar um infarto, hipotensão, hipertensão ou arritmia.