Qual é o melhor Core i3 ou Intel Celeron?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Processadores Core i3 não são tão comuns, mas representam um salto de performance relevante se comparados aos mais modestos Celeron e Pentium. Os i3 apresentam mais tecnologia – com recursos que faltam nas CPUs mais baratas da Intel – e atingem maiores velocidades de processamento.

Processadores Intel – Celeron
Este ano a Intel anunciou o encerramento da linha Atom, fazendo do Celeron o modelo mais básico da empresa. As gerações atuais trabalham com 2 ou 4 núcleos, comumente com clocks mais baixos, assim como TDPs menores.

Se você está procurando um notebook acessível que oferece poder de computação superior para um tablet, o Core i3 ™ pode ser ideal para você. No entanto, se você costuma a executar programas que usam muita memória, ou realizar muitas tarefas consecutivas, o i5 pode ser uma opção melhor.

N4020

Nos notebooks a venda no Brasil (como este modelo da Samsung), o modelo de Celeron mais presente é o N4020, que pode chegar a 2.8GHz de velocidade (quanto maior esse número, melhor).

O Intel Celeron G5925, por sua vez, é um modelo muito mais recente, lançado em 2020. Faz parte da 10ª geração de processadores Intel. Dos quatro que vamos falar nesta lista, ele é o com melhor custo-benefício e melhor performance.

O processador Intel Core i3 é o processador mais básico desta série. Até o momento, o modelo apareceu em todas as gerações, sempre contando com 4 threads e 2 a 4 núcleos.

Atualmente, a empresa divide seus produtos em sete linhas principais: Atom, Celeron, Pentium, Intel Core i3, Intel Core i5, Intel Core i7 e Intel Core i7 Extreme.

Intel Core i3-10100F.

No ranking do componente, o melhor processador Intel é o Processador Intel Core i9 7920X. Desse modo, ele é ideal para games e trabalha em alta performance. Ao passo que possui uma velocidade de clock elevada e serve até para notebooks. Já o segundo da lista é o Desktop Celeron G-5900 que tem ótimo custo-benefício.

Enquanto o Core i3 é limitado a quatro núcleos (com máximo de 8 threads), o Core i5 pode chegar a 6 núcleos e 12 threads. Tanto em PCs quanto em notebooks, ele vem em versões de 4 ou 6 cores de processamento, ambas com hyperthreading.

Intel anuncia Core i9-13900KS como CPU mais rápida do mundo com clock de 6 GHz; veja o preço. A Intel anunciou nesta quinta-feira (12) o lançamento do Core i9-13900KS, o primeiro processador para desktop com clock de 6 GHz.

Conheça sete processadores que decepcionaram e entenda o motivo

  • AMD Bulldozer.
  • Intel Itanium.
  • IBM PowerPC G5.
  • Pentium P3 1.13 GHz.
  • Cyrix Media GX.
  • Snapdragon 810.
  • Cell Broadband Engine.

Isso explica, pelo menos em parte, por que dois PCs com um processador i3 podem ter performances e preços diferentes. Naturalmente, quanto mais novo, melhor é o processador, o que significa que um i3 de sétima geração certamente é melhor que um i3 de quinta geração.

Modelos mais baratos da linha Core, os i3 são focados no uso do dia a dia e tarefas menos exigentes. Eles priorizam clocks menores e consumo elétrico baixo e estão restritos a dois núcleos. Por outro lado, têm tecnologia Hyper Threading para criar núcleos virtuais e otimizar o seu desempenho.

Entre as novidades, o novo processador Intel Core i9 13900K promete ser o chip mais potente do mercado, trazendo 8 núcleos de performance, 16 núcleos de eficiência e 32 threads, tendo ainda frequências que podem atingir os 5,8 GHz.

Quanto mais alto o número, mais poderoso é o processador de notebook. Para a maioria dos usuários, uma CPU de 32 ou 64 bits é suficiente. Outra especificação importante na hora de escolher o processador para notebook é a velocidade do clock, medida pelo número de pulsos por segundo que a CPU executa.

Após cerca de 30 anos, a Intel decidiu abandonar as marcas Pentium e Celeron de CPUs para laptops. A empresa adotou nova nomenclatura e a partir de 2023, as CPUs receberão o nome Intel Processors.

Celeron 430 – a partir de R$ 118.