Qual é o melhor condutor de energia elétrica?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 18 votos

prata

Existem diferentes tipos de condutividade, incluindo condutividade elétrica, térmica e acústica. O elemento mais eletricamente condutor é a prata , seguido pelo cobre e ouro. A prata também tem a maior condutividade térmica de qualquer elemento e a maior refletância de luz.

Condutores são materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.

o alumínio

Entre os citados, o alumínio seria o pior material para as conexões elétricas, devido à facilidade de oxidação e à baixa condutividade elétrica da superfície oxidada. Assim, um cabo condutor de cobre com os plugues de contatos dourados levam vantagens sobre outros metais.

O cobre e o alumínio possuem baixa resistividade e são dúcteis. Porém, a resistividade do alumínio é 65% maior do que o cobre. Logo, ao conduzir uma mesma corrente elétrica, os cabos de alumínio vão utilizar maior seção nominal em relação aos cabos de cobre.

Tipos de Condutores

  • Condutores Sólidos. ...
  • Condutores Gasosos. ...
  • Condutores Líquidos.

São exemplos de condutores elétricos os metais em geral, tais como cobre, ferro, ouro e prata. Os condutores ainda podem ser de segunda espécie: soluções eletrolíticas, e soluções aquosas de ácidos, bases ou sais. Nestes condutores os portadores de cargas são íons negativos ou positivos.

O cobre é considerado um bom condutor pois possui uma grande quantidade de elétrons livres. Cada elétron se move a uma pequena distância até o átomo vizinho retirando-se fora de sua órbita.

prata

O elemento mais eletricamente condutor é a prata , seguido pelo cobre e ouro. A prata também tem a maior condutividade térmica de qualquer elemento e a maior refletância de luz.

A conclusão esperada nesta aula é que “os materiais que deixam passar corrente elétrica são bons condutores e possuem cargas elétricas livres, como o cobre e o ferro. E os que não permitem a passagem da corrente elétrica possuem poucas cargas livres, por exemplo, a borracha, o isopor e o plástico.”

Os materiais bons condutores são aqueles que se deixam atravessar pela corrente elétrica. Exemplos de bons condutores: Metais (como o cobre, alumínio, ferro, etc.)

O cobre e o alumínio são os metais que apresentam maior potencial de condutividade térmica. Na contrapartida, o aço e o bronze possuem as mais baixas. Essa característica acaba sendo decisiva na hora de escolher o metal para uma determinada solução.

O melhor condutor de calor conhecido é o diamante, com 2.000 W/m.K, mas ele é caro demais para qualquer aplicação meramente termal. Mesmo o segundo colocado, a prata, é caro demais, mas também apresenta menos da metade da condutividade termal (429 W/m.K) do nitreto de tântalo.

Porque o grafite apresenta ligações do tipo , os elétrons são móveis e permitem a passagem de corrente elétrica apenas dentro de uma mesma camada. Tanto o grafite como o diamante apresentam ligações covalentes”.

Em termos simples, a Segunda Lei de Ohm estabelece que a resistência de um corpo depende de sua composição e do seu formato: quanto maior for a espessura de um fio, por exemplo, menor será a sua resistência elétrica.