Qual é o melhor capim da Embrapa?

Perguntado por: egil . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

“O BRS Quênia se mostrou tão produtivo quanto o Mombaça e possui a vantagem de ser mais fácil de manejar do que os demais capins da espécie Panicum maximum, por possuir folhas mais macias e talos menos tenros”, afirma o pesquisador da Embrapa Acre, Carlos Mauricio de Andrade.

capim-elefante

Entre as principais cultivares de capim-elefante, a BRS Capiaçu é também a que apresenta o maior teor de proteína (ver tabela 1).

capim Miyagi

Conheça o capim Miyagi, a pastagem que cresce em poucos dias.

capim-marandu

A mais utilizada é o capim-marandu, também conhecida como braquiarão ou brizantão, mas o capim-piatã, por apresentar um valor nutritivo mais alto e proporcionar maiores ganhos de peso aos novilhos, é a que reúne melhores condições para a fase de acabamento.

Brachiaria Humidicola

Tomando como base essas informações, as melhores opções de capim para solos fracos e de baixa fertilidade são: – Brachiaria Humidicola; – Brachiaria Decumbens.

Tipos de capins resistentes a seca

  • Andropogon gayanus. Possui boa tolerância a seca, requerendo cerca de 400 mm de chuva por ano. ...
  • Brachiaria brizantha cv. BRS Paiaguás. ...
  • Brachiaria híbrida Mavuno. ...
  • Brachiaria decumbens. ...
  • Brachiaria humidicola cv. ...
  • Brachiaria humidicola cv.

Baseado nessas características, entre os tipos de capim mais indicados para equinos, temos: Tamani, Massai, Quênia, entre outros, como os Cynodons (tifton, coastcross). Essas espécies de pasto que o cavalo pode consumir apresentam boa aceitação pelos animais, além de bons valores nutritivos e de proteínas.

Comentário BeefPoint: O capim Massai se caracteriza como uma planta de qualidade inferior ao Mombaça e ao Tanzânia, pois apresenta pior qualidade nutritiva e menor potencial de consumo.

O capim mais comumente usado nos sistemas de produção de leite a pasto é o elefante (Pennisetum pupureum Schum), em virtude de sua elevada produtividade e alto valor nutritivo.

1 HECTARE DE CAPIM CAPIAÇU TRATA DE 90 CABEÇAS NO SISTEMA DE CONFINAMENTO.

Não existe uma diferença no teor de proteína do capim-elefante apenas em função da cor da planta. Entretanto, existem significativas diferenças entre cultivares, havendo algumas com melhor valor nutritivo que outras. Normalmente, as variedades com maior relação folha/caule apresentam melhor valor nutritivo.

Comparado ao capim-colonião, o mombaça produz 130% a mais de matéria seca foliar. Proporciona aos bovinos de corte ganhos médios de 700 kg de peso vivo/ha/ano, revelando-se medianamente resistente à cigarrinha-das-pastagens.

A cultivar BRS Capiaçu apresenta produção média de 100 t/ha/corte de massa verde, ou seja, 300 t/ha/ano em três corte anuais. Este potencial de produção representa cerca de três vezes a produção de biomassa obtida com as culturas do milho e do sorgo.

De acordo com Maria Celuta, os capins do gênero braquiária (brachiaria) são os mais plantados no Brasil, em razão da adaptação aos mais diversos climas e solos do país.

As melhores pastagens para o rebanho bovino vão do Capim Mombaça ao Brachiarão

  • Brachiaria humidicola. O Brachiaria humidicola é ideal para ser cultivado na região Norte e no Pantanal. ...
  • Brachiaria decumbens. O Brachiaria decumbens é perfeito para ser cultivado em regiões de Cerrado. ...
  • Brachiaria ruziziensis.

Por exemplo, um boi de 400 kg de PV irá consumir cerca de 10 kg de MS/dia, que equivalem a, aproximadamente, 30 kg de silagem, ou 40 kg de capim verde, ou 12 kg de feno.