Qual é o melhor bunker do mundo?

Perguntado por: osantana5 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

The Oppidum

É o The Oppidum, localizado na República Tcheca, considerado o maior bunker bilionário do mundo.

No século passado, Curitiba construiu abrigos antiaéreos para proteção a bombardeios. Amedrontados pelos conflitos no mundo, bunkers foram construídos para proteger a população civil de ataques de bombas. Sede do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba.

O bunker está no círculo Polar Ártico, no território norueguês. Ele é o maior estoque de sementes do mundo. Essa preservação é subterrânea e foi desenvolvida para resistir a catástrofes climáticas e até explosões nucleares.

O bunker é capaz de acomodar 75 famílias por até cinco anos, e possui toda a infraestrutura necessária para sua sobrevivência e até lazer, com piscina, área para cachorros, cinema, sala de exercícios, além de consultório médico e odontológico.

Albânia

Hoje em dia, estima-se que ainda existam cerca de 170 mil bunkers de pé. Embora os bunkers albaneses nunca tenham sido usados para sua finalidade original, proteger a população contra um eventual ataque nuclear, os abrigos ainda são um símbolo importante da história da Albânia e da época comunista.

O bunker, que é subterrâneo, se faz útil principalmente em guerras ou desastres na superfície. Ele deve estar no mínimo a dois metros de profundidade e para garantir sua resistência no subsolo, sua estrutura precisa ser feita com concreto armado e vergalhões de aço.

Capaz de receber 12 famílias ou até 75 pessoas em seus quase 2 mil metros quadrados divididos em 15 andares – com direito a elevador, cinema, um armazém geral, confortos essenciais como máquinas de lavar, fogão e geladeira para cada apartamento, segurança, piscina, academia, salas de convivência, parques artificiais ...

Seja como for, o ar é distribuído através de dutos de concreto, enquanto saídas de ar junto ao teto mandam o bafo da galera para fora. Um dos pontos essenciais é o abastecimento de água, que deve ser consumida com moderação – com seis pessoas no bunker, uma caixa-d'água de mil litros dura cerca de um mês.

O bunker é conhecido por ser um “abrigo subterrâneo” que ficou conhecido a partir da Guerra Fria. Na época a estrutura era feita de estruturas fortes em concreto abaixo do nível do solo. Como o uso era feito por soldados, dentro havia camas e alimentos enlatados necessários para o confinamento na guerra.

Enver Hoxha

Os bunkers foram ideia de Enver Hoxha, que governou a Albânia do pós-guerra por 40 anos com mão de ferro. Seu regime era tão brutal quanto surreal.

Atualmente acredita-se que existam 63 bunkers em funcionamento no Brasil, sendo 53 deles no Estado de São Paulo. A estimativa é da empresa RCI First, responsável pela construção de 58 deles. A maior concentração está nas mansões dos bairros ricos da capital: Morumbi, Jardins e Alto de Pinheiros.

Bunkers: onde os ricos se escondem. Se antes eles serviam para guardar armamentos ou proteger chefes de estado, os complexos de segurança agora abrigam milionários com medo do fim do mundo.

Bunkers devem ser construídos à, no mínimo, dois metros abaixo do nível da terra. Suas paredes e portas devem ser bem grossas - de concreto armado ou aço, por exemplo -, próprias para aguentar grandes impactos. São como apartamentos compactos, mas que podem ser externamente luxuosos.

Cavando o bunker

  1. Cave o máximo que conseguir e mantenha a terra retirada por perto, mas não tão perto que ela possa cair dentro do buraco de novo. ...
  2. Quando alcançar a profundidade desejada, nivele a superfície. ...
  3. Uma alternativa é construir a própria estrutura no buraco.

abrigo {m.} paiol {m.} obstáculo {m.}

Além dos 360.000 bunkers construídos em residências, hospitais ou outros estabelecimentos, existem também 5.000 abrigos públicos.