Qual é o melhor braço para medir a pressão?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Não há preferência pelo braço esquerdo ou direito. Como a pressão em um dos braços costuma ser ligeiramente diferente do outro, apenas para questões de futura comparação, o ideal é aferir a pressão sempre no mesmo braço. Muitos aparelhos digitais são feitos para medir a pressão arterial no punho.

Deste modo, o resultado deste trabalho pode reforçar ainda mais as diretrizes preconizadas pelo American Heart Association, World Health Organization, International Society of hypertension e European Society of hypertension de que a pressão arterial deve ser medida nos dois braços.

Segundo a cardiologista Bruna Baptistini, essa situação ocorre por causa de uma divergência fisiológica da pressão arterial em cada um dos membros e, até certo ponto, não provoca riscos à saúde.

A pressão arterial considerada normal é 12/8, já a hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 13/8, a hipertensão estágio um acontece quando os níveis ficam entre 13,9/8,9 e a hipertensão estágio dois apresenta pressão arterial acima ou igual a 14/9.

Agora, a SBD define que pessoas com pressão de 13x8 já devem ser acompanhadas pelo médico e, se necessário, adotar mudanças de estilo de vida para evitar a hipertensão.

A pressão alta (ou hipertensão arterial) é determinada pela pressão acima de 14x9. A doença é silenciosa na maior parte dos casos, e causa uma pressão acima do normal exercida pelo sangue sobre a parede das artérias.

O melhor horário é pela manhã, ainda em jejum. Caso precise urinar, faça isso antes e não pegue peso ou se movimente muito. Se isso acontecer, o ideal é que haja um descanso de, pelo menos, 5 minutos antes da aferição. Cigarros e bebidas alcoólicas também não são permitidos nos 30 minutos anteriores.

A pressão 14x10 pode ser perigosa quando não é uma medida isolada. Quando a pressão arterial se mantém acima de 14x9 em várias medições, ela é considerada alta e pode ser um sinal de hipertensão.

Quando há uma diferença significativa entre os valores medidos em cada braço, isso pode significar um estreitamento ou endurecimento das artérias, que pode afetar o fluxo sanguíneo.

A pressão 15x10 é considerada alta, mas nem sempre é perigosa. Se sua pressão costuma estar normal e deu 15x10 em uma só medição, isso não é grave e pode ter acontecido por ansiedade ou por ter comido algo mais salgado.

O que é Hipertensão:
Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.

Em geral, as pessoas com hipertensão arterial precisam verificar os níveis de sua pressão de 2 a 4 vezes por dia. Vale lembrar que o diagnóstico da hipertensão somente pode ser feito por um médico.

Recomenda-se medir a pressão duas vezes no mesmo braço, com intervalo de 1 a 2 minutos entre as medidas.

A obesidade, o sedentarismo, o estresse, o tabagismo e quantidades excessivas de álcool ou sódio (sal) na dieta podem desempenhar um papel no desenvolvimento da hipertensão arterial em pessoas que têm uma tendência hereditária para desenvolvê-la. Na maioria das pessoas, a hipertensão arterial não causa sintomas.

Por esse motivo, segue abaixo 7 opções de chás ótimos para baixar a pressão:

  • Chá Água de Alho. ...
  • Folhas de Oliveira. ...
  • Suco de Mirtilo. ...
  • Chá de Hibisco. ...
  • Chá de Mangaba. ...
  • Chá de Cavalinha. ...
  • Chá de Valeriana.

“A ansiedade pode contribuir para o surgimento da hipertensão, porque a ansiedade, assim como o estresse, mantém o sistema nervoso autônomo ativo, elevando as descargas de adrenalina na circulação sanguínea”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho.

A doença ocorre quando a medida da pressão se mantém acima de 140×90 milímetro de mercúrio (mmHg), o famoso como 14/9.

A referência de pressão normal é 120 mm Hg por 80 mm Hg (12/8). De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Hipertensão, é considerada hipertensão a elevação persistente da pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mm Hg e/ou diastólica maior ou igual a 90 mm Hg.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

“Uma pessoa ansiosa fica em estado de alerta com frequência, e o estresse motivado por situações como essa causa o aumento do ritmo cardíaco que, caso seja recorrente, leva ao quadro de pressão alta emocional”, completa.

120/60 mmHg é um valor normal. Esse valor de pressão arterial não provoca sintomas.