Qual é o melhor banho quente ou frio?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Apesar de o banho frio de fato oferecer mais benefícios, há também pontos positivos na água mais quente. O mais evidente é a sensação de relaxamento que ela proporciona. Há estudos mostrando que esse efeito pode levar a um sono melhor, ao alívio de fadigas musculares e da tensão corporal.

Consequências da água muito quente
Sim, a água do chuveiro pode alterar a temperatura corporal e impactar na pressão sanguínea, causando tontura, falta de ar e dor de cabeça. Na pele, há um ressecamento e pode haver dermatites, que são inflamações cutâneas.

Além disso, é aconselhado tomar apenas 2 banhos completos por dia, com um intervalo de pelo menos 8 horas de diferença para que a pele tenha a possibilidade de estar limpa, sem perder sua barreira protetora.

A melhor saída, explicam especialistas, é a água fria. Isso porque as duas opções oferecem benefícios diferentes que devem ser levados em consideração, porém, se for necessário escolher entre as duas temperaturas, o banho gelado é o que traz mais efeitos positivos.

Banho de sal grosso
É um dos banhos mais tradicionais de limpeza energética por ser poderoso para purificar o corpo de cargas negativas. Pode ser preparado dissolvendo sete colheres de sopa de sal grosso em um litro de água morna.

A canela, juntamente com outros ingredientes, serve para formar um banho poderosíssimo para atrair homens e ficar irresistivelmente atraente. Um desses ingredientes é o alecrim. Ele é conhecido pelo seu excelente poder nos banhos de atração de sorte.

Além de tudo, não há comprovação científica de que banho frio faz mal para a gripe. Também não há nada que indique que traz benefícios. Porém, apesar do banho frio não piorar um quadro de gripe, pode causar desconforto para a pessoa doente. Isso porque o banho gelado pode acentuar problemas respiratórios.

Quando um jato repentino de água fria bate no corpo, pode ser perigoso para pessoas com doenças cardíacas — isso poderia precipitar um ataque do coração ou irregularidades no ritmo cardíaco.

“O banho gelado estimula o estado de alerta, de 'vigília'. Por isso, à noite, antes de dormir, o que se recomenda é banho morno. Mas pela manhã pode sim ser benéfico”, diz a médica Zuleika Paim, que é especialista em medicina do sono.

Alguns dermatologistas sugerem um banho a cada dois dias. Mas como tomar banhos diários provavelmente continuará sendo parte da sua rotina, o ideal é que eles sejam mais curtos e nunca com água muito quente. Ela deve ser preferencialmente fria ou, no máximo, morna.

Para tomar banho, abra o chuveiro e deixe a água correr até que esteja quente, mas não pelando. Use sua mão para testar a temperatura da água antes de entrar. Entre sob o chuveiro e deixe a água cair, enxaguando o corpo. A seguir, lave o corpo com sabonete em barra ou líquido usando uma esponja de banho ou suas mãos.

Depois do banho, é o melhor momento para aplicar o seu hidratante corporal. Segundo a dermatologista Betina Stefanello, do Rio de Janeiro, a melhor hora para aplicar o hidratante é depois do banho. “É quando a pele está mais propícia a absorver o produto”, explicou a médica.

São eles: banho de chuveiro, banho de leito e banho parcial.

Segundo a revisão de estudos científicos, tomar um banho quente, seja por aspersão (chuveiro) ou imersão (banheira), pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. A temperatura ideal do banho deve variar entre 40°C a 42°C, e deve ser tomado de 1 a 2 horas antes de dormir.

De uma forma geral: Manter um bom estado de hidratação e de saúde da pele é fundamental; Se assim for, não há nada contra o banho diário; Em casos específicos pode não ser recomendável.

Quando você estiver resfriada, uma ducha quente pode ser uma ótima pedida, já que, além de descongestionar as vias nasais, ainda ajuda com possíveis dores de cabeça e enxaquecas. Depois do banho, lembre-se de não se expor a temperaturas muito contrastantes. Agora, é só aproveitar os benefícios!