Qual é o melhor arroz para quem tem diabetes?

Perguntado por: hneves . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Segundo os especialistas, o basmati, o integral e o arbóreo, por terem um índice glicémico mais baixo, são os mais recomendados para as pessoas com diabetes.

Além de ser mais saudável que o arroz branco polido, a versão parboilizada pode auxiliar no controle de enfermidades como diabetes tipo 2 e também na prevenção de outras doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Olá João, pessoas com diabetes podem consumir cuscuz, arroz e todos outros carboidratos. Os carboidratos são nutrientes que nos fornecem energia, se transformando em glicose no nosso sangue.

Para substituir o arroz e o macarrão nas refeições, pode-se consumir quinoa, amaranto ou trigo sarraceno, por exemplo, que são alimentos ricos em carboidratos complexos com baixo índice glicêmico, proteínas, minerais, vitaminas e antioxidantes, que ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, prevenir o câncer e ...

Segundo os especialistas, o basmati, o integral e o arbóreo, por terem um índice glicémico mais baixo, são os mais recomendados para as pessoas com diabetes.

Uma fruta (por exemplo: meio mamão-papaia, melão, morangos ou banana) com aveia em flocos, farinha de linhaça ou chia e iogurte natural sem açúcar. Combinação da proteína do iogurte, fibras da aveia, linhaça e chia. Carboidratos e fibras das frutas. Omelete com sementes (como linhaça, chia ou quinoa) e uma fruta.

Mesmo vegetais, alimentos integrais e naturais precisam ser consumidos em quantidades, combinações e intervalos seguros. Os alimentos que podem ser consumidos à vontade são as verduras de folhas e os vegetais com menor teor de carboidrato.

Na verdade, o diabético pode comer pão porque existem muitas opções saudáveis. Pães integrais como os de trigo integral, de centeio, os pães germinados e as variedades orgânicas de grão integral são ricas em vitaminas, minerais, fibras e proteínas.

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

A quantidade recomendada deste arroz deve ser de 2 colheres de sopa por pessoa porque essa quantidade ainda contém cerca de 160 calorias. Assim, quem deseja emagrecer não deve exagerar no consumo de arroz, porque apesar deste ser integral, também contem calorias, que em excesso favorecem o ganho de peso.

VERDADE: As pessoas com diabetes podem comer pão francês, cuscuz e tapioca, devendo estes alimentos ser inseridos em um plano alimentar saudável. Não é recomendável utilizar apenas um tipo de alimento, pois haverá menor proporção de nutrientes e risco de monotonia.

Troca saudável: Optar sempre pelo arroz e macarrão integral porque são benéficos porque tem menos açúcar e consequentemente, menor índice glicêmico.

Eles observaram que colocar óleo de coco na água do cozimento e depois submeter o arroz ao processo de aquecimento e resfriamento altera a estrutura dos grãos, tornando-os mais resistentes à enzima digestiva. Com isso, o corpo fica incapaz de converter parte desse amido em açúcar e absorvê-lo na corrente sanguínea.

Mas, já esclarecemos logo no início deste artigo que a batata doce tem um baixo índice glicêmico, com valor de 44. É importante ressaltar ainda que esse índice pode ser considerado alto a partir de 69. Então, quem tem diabetes pode comer batata doce sim!

Mas outros feijões também podem ser uma excelente opção alimentar para pessoas com diabetes. Os grãos podem ajudar as pessoas a controlar os níveis de açúcar no sangue, porque, como carboidratos complexos, o corpo os digere mais lentamente.

Item indispensável na mesa dos amazonenses, a farinha de mandioca ganhou uma versão mais saudável, destinada a pessoas com restrições alimentares, como diabéticos e celíacos, por exemplo.

Mas, no geral, o leite desnatado costuma ser o mais indicado para quem tem diabetes. E é preciso priorizar o consumo da bebida pura, sem aditivos, uma vez que eles costumam ser açucarados ou conter substâncias (como a dextrose) que podem alterar os níveis de glicose no sangue.

Alguém com diabetes pode comer bananas. Em média 3 porções por semana, dentro de um plano alimentar bem equilibrado, permitirá que você desfrute deste excelente fruto, sem problemas !

Além disso, é importante que o diabético opte pelos pães que contêm 90 calorias ou menos por fatia, principalmente se a pessoa planeja comer duas fatias. Pães que contêm nozes e sementes podem ser uma boa escolha, já que eles contêm algumas gorduras saudáveis, proteínas e fibras, mas eles terão mais calorias.

Os valores propostos para pacientes diabéticos variam de acordo com a idade, sendo considerados ideais valores abaixo de 160 mg/dl para adultos e 180 mg/dL para crianças, com variação para grupos especiais como lactentes, adolescentes e idosos.