Qual é o melhor arroz integral ou parboilizado?

Perguntado por: ibelchior . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Além de minerais, lipídios e vitaminas. Além disso, em termos nutricionais, o integral tem mais vitaminas que o parboilizado integral e tem índice glicêmico menor que o arroz branco. Ou seja: arroz integral ganha.

arroz integral

"Se analisarmos, o arroz polido e o integral contêm a mesma quantidade de calorias. Entretanto, o arroz integral é mais nutritivo, pois sua camada mais externa não é removida, mantendo nutrientes como proteínas, vitaminas, minerais e as fibras alimentares", aconselha a nutricionista.

O Arroz Integral Parboilizado é o grão descascado não-polido e que passou pelo processo de parboilização e portanto, além de preservar os nutrientes por ser integral também foi submetido a uma temperatura elevada fazendo com que os nutrientes penetrem no grão.

Todo dia é dia
O ideal é ingerir o alimento na maioria das refeições”, sugere a nutricionista Renata Garrido, do Hospital Nove de Julho, em São Paulo. “Não há uma recomendação mínima, mas o correto é substituir o branco e incluir o integral aos poucos.

Os benefícios do arroz integral
Resumindo, consumir arroz integral ajuda a regular o batimento cardíaco e os níveis de colesterol e relaxa o músculo dos vasos sanguíneos. Também conta com a vitamina E, um importante agente antioxidante.

No caso do arroz parboilizado, é preciso que ele seja lavado. Esse tipo de arroz passa por um processo que faz com que ele tenha contato com a exposição industrial, com isso, ele tem mais chances de absorver substâncias químicas.

Não se trata de arroz parafinado, ou colado, como muitos pensam. O processo de parboilização baseia-se no tratamento hidrotérmico a que é submetido o arroz em casca, pela ação tão somente da água e do calor, sem qualquer agente químico.

Pode comer sim, com moderação. Mas se optar pelo arroz integral é melhor. Ele tem uma absorção mais lenta que o arroz branco e a glicose não se eleva tanto após seu consumo.

Além disso, o gohan possui muitos benefícios: é um carboidrato, logo, é uma boa fonte de energia. Por conta de suas propriedades, o arroz japonês reduz o risco de obesidade, também é rico em fibras, por isso contribui para a boa digestão e aumenta a saciedade.

"O arroz integral possui baixo índice glicêmico, ou seja, é convertido em açúcar no sangue lentamente, ao contrário do arroz branco. Ele prolonga energia e garante mais saciedade, sendo um grande aliado no processo de emagrecimento", esclarece Caroline.

O que é o arroz parboilizado? O arroz parboilizado é uma espécie de arroz pré-cozido. Ele passa pelo processo de ¿parboilização¿, que consiste em 2 processos: o primeiro é o de encharcamento, em que ele ainda com casca fica mergulhado em um tanque de água quente por algumas horas.

- Arroz parboilizado engorda? O arroz parboilizado é uma boa opção para quem deseja emagrecer. A melhor opção, no entanto, ainda é o integral. A quantidade de fibras e o baixo índice glicêmico (diferente do arroz branco, que tem um alto índice) ajudam no funcionamento do intestino e na sensação de saciedade.

Segundo os especialistas, o basmati, o integral e o arbóreo, por terem um índice glicémico mais baixo, são os mais recomendados para as pessoas com diabetes.

8 alimentos que causam barriga

  1. Pães e massas. A farinha refinada branca é uma das principais inimigas de quem quer manter o peso adequado e evitar a barriguinha. ...
  2. Açúcar. ...
  3. Bebidas alcoólicas. ...
  4. Refrigerante. ...
  5. Feijão. ...
  6. Repolho e couve-flor. ...
  7. Laticínios. ...
  8. Biscoitos.

Se fosse arroz integral com feijão, a combinação teria mais fibras e micronutrientes. Mas, Renato afirma que quer chamar atenção para o consumo do feijão. O alimento agrega mais fibras no prato, ajudando na carga glicêmica da refeição e gerando maior sensação de saciedade.

Porém, quando o grão seco é lavado antes de ser cozido, parte dos nutrientes podem se perder. Portanto, não é recomendado a lavar o arroz, sobretudo o arroz polido. Já o arroz integral, que ainda possui sua casca fina, corre menos risco – uma vez que está “protegido”. De todo modo, não há necessidade de lavar o arroz.