Qual é o melhor antiinflamatório para artrose?

Perguntado por: equaresma . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

O medicamento que se mostrou mais eficaz contra as dores ligadas à artrose foi o anti-inflamatório diclofenaco a uma dose de 150mg/dia, à frente de outros anti-inflamatórios como o ibuprofeno, o naproxeno e o celecoxibe.

Componentes genéticos, obesidade e até traumas prévios da articulação estão envolvidos no desenvolvimento e progressão da artrose. Tudo o que sobrecarrega a articulação pode levar a degeneração da cartilagem”, esclarece a reumatologista.

Dicas para para controlar a artrose

  1. 1 – Alimentação. As pessoas que possuem artrose devem evitar alimentos industrializados já que eles são responsáveis pela produção de sódio, ocasionando inchaço e aumentando a intensidade das dores. ...
  2. 2 – Remédios Naturais. ...
  3. 3 – Exercícios físicos. ...
  4. 4 – Massagens. ...
  5. 5 – Pomadas.

A viscossuplementação consiste na infiltração intra-articular de ácido hialurônico. Ela é feita em consultório, por médico especialista, de 3 a 5 aplicações. As injeções trazem alívio para a dor e melhora da função.

Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.

Aplicar frio (por exemplo, com gelo) pode ajudar a aliviar a dor causada pela inflamação da articulação. As compressas quentes ou frias devem ser aplicadas durante pelo menos 15 minutos por vez para permitir a penetração profunda. A pele deve estar protegida do calor e frio extremo.

CataflamPRO Emulgel XT 12 horas contém a substância ativa diclofenaco dietilamônio, medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINES). O gel é aplicado através da fricção suave sobre a área afetada, onde será rapidamente absorvido pela pele para aliviar a dor, reduzir a inflamação e acelerar a recuperação.

CataflamPRO - Anti Inflamatório para Dores Musculares e nas Articulações.

Sendo assim, as compressas frias ou com gelo são melhores que as compressas com calor para: Dor e inflamação (inchaço, vermelhidão) devido artrose ou artrite das articulações, como por exemplo artrose dos joelhos.

Com o decorrer do tempo, o líquido sinovial se degenera, bem como a membrana sinovial. Nos casos mais avançados, pode até mesmo ocorrer a perda total da cartilagem que envolve as extremidades ósseas. Isso provoca o atrito entre os ossos e causa dor e limitações de mobilidade.

A dor da artrose costuma ser crônica, ou seja, é uma dor persistente que dura meses a anos e que tem seus altos e baixos durante o tempo, mas o seu nível de incômodo ao paciente cresce com o passar dos anos.

Pacientes que caminham pelo menos duas series de 1.500 passos em três dias da semana reduzem os sintomas da artrose no joelho e quadril e, significativamente, melhoram a função física.

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO. Trata-se da injeção de ácido hialurônico, um medicamento que diminui a inflamação do joelho, estimula o metabolismo da cartilagem, previne a artrose, melhora a dor e pode postergar a necessidade de realizar uma prótese de joelho (artroplastia total de joelho).

ENTÃO, COMO É POSSÍVEL ALIVIAR A DOR DE ARTROSE? O fortalecimento muscular aliado à perda do peso excessivo já proporcionam uma grande melhora da dor. Contudo, esse fortalecimento muscular deve ser feito com exercícios sem impacto, tais como a musculação, o Pilates, a bicicleta, o elíptico ou hidroginástica.

Não exagere nos exercícios
Ao mesmo tempo em que há pessoas com artrose que não são ativas, existem aquelas que vão além de seus limites. Contudo, exagerar é tão prejudicial quanto ser sedentário. Forçar seus limites pode aumentar a dor e o risco de lesões nas articulações.

O desgaste da cartilagem das articulações acontece em todos nós com o tempo. Alguns fatores podem acelerar esse desgaste, entre eles a predisposição genética. Cigarro, excesso de peso, sobrecarga das articulações e fraqueza dos músculos ao redor da articulação por sedentarismo também podem desencadear a doença.

3 exemplos de sucos bons para tratar a artrite são:

  • Suco de abacaxi. Benefício: É uma rica fonte de bromelina, vitamina C e manganês, tendo ação anti-inflamatória e diurética, que ajuda a diminuir as dores e o inchaço. ...
  • Suco de cereja. ...
  • Suco de morango com melancia.