Qual é o melhor antiemético?

Perguntado por: uaraujo . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A ondansetrona é o único antiemético com evidência científica comprovada.

Para alívio dos sintomas de enjoo e ânsia de vômito, temos os anti-histamínicos, como o dimenidrinato, difenidramina ou o meclizina.

As principais classes incluem benzodiazepinas, corticoides, antipsicóticos atípicos, canabinoides e antagonistas dos seguintes recetores: serotonina, dopamina e recetores muscarínicos e neurocininas. Os anticolinérgicos e anti-histamínicos são úteis no tratamento de causas vestibulares de náusea.

O Dramin é o mesmo que Plasil, por exemplo, se pensarmos nesse sentido. Eles possuem substâncias diferentes, mas tratam os mesmos sintomas.

Juliana diz que os fármacos veterinários que melhor substitui o Plasil são: Nausetrat®, Drasil® e Emetim®. Tais medicamentos também possuem como princípio ativo o cloridrato de metoclopramida.

Para que serve
A principal ação da bromoprida está relacionada ao bloqueio dos receptores da dopamina no sistema nervoso central e no trato gastrointestinal, de forma semelhante ao que faz a metoclopramida, mais conhecida pelo nome comercial Plasil.

Vonau Flash 4mg Biolab (cloridrato de ondansetrona) é utilizado na prevenção e no tratamento de náuseas e vômitos em geral. Uso adulto e pediátrico acima de 2 anos de idade. Não deve ser utilizado em caso de pacientes com hipersensibilidade a componentes da fórmula.

Efeitos colaterais do antiemético
Como todo medicamento, os antieméticos também podem apresentar alguns efeitos adversos. Segundo Kimberly, os principais são sonolência; espasmos dos músculos da cabeça, pescoço, dorso e das extremidades; dor de cabeça e desconfortos abdominais.

Dramim B6 é indicado para prevenir e tratar os sintomas de enjoo, tontura e vômitos em geral, incluindo os vômitos e enjoos da gravidez, no pré e pós-operatórios e após tratamento com radioterapia; na prevenção e tratamento de tonturas, enjoos e vômitos causados por movimentos durante as viagens (avião, barco, ônibus, ...

Plasil é um medicamento indicado para pacientes que passam alguma alteração no sistema digestivo, ocasionando enjoos e vômitos. É indicado para pacientes que sofrem de tais sintomas após cirurgias, doenças metabólicas e infecciosas, além de náuseas causadas por outros medicamentos.

É importante priorizar alimentos de fácil digestão e macios, que não exigem muito esforço para comer, como sopas, caldos e purê de batata, batata doce ou cenoura. As refeições devem ser leves para evitar as náuseas e vômitos, com opção por alimentos cozidos e grelhados.

“A molécula ondansetrona atua no trato gastrointestinal dos pacientes com náuseas e vômitos associados à quimioterapia, radioterapia ou anestesia e cirurgia. O medicamento apresenta menor incidência de sedação que outros medicamentos do setor”, explica a gerente de produto Thais Cavanha.

Os antieméticos são indicados apenas nos casos de desidratação leve a moderada, com vômitos persistentes que interferem na terapia de reidratação oral. Na desidratação grave, a hidratação deve ser feita por via intravenosa, assim, não se deve aguardar o efeito do antiemético para iniciar sua correção [1].

Pessoas com maior tendência a enjoos e vômitos devem optar por tomar 2 comprimidos de Vonau Flash 4mg. Também é possível associar as medicações (por exemplo, se após tomar o Plasil 10mg o enjoo persistir, tomar 2 comprimidos de Vonau Flash 4mg ou um comprimido de Dramin 100mg).

Dramin® B6 pode causar sonolência, portanto você deve ter cuidado ao dirigir veículos ou operar máquinas após usar este medicamento.

A bromoprida está indicada para:
Refluxo gastroesofágico (presença de conteúdo ácido dentro do esôfago proveniente do estômago); Náuseas e vômitos de origem central e periférica (cirurgias, metabólicas, infecciosas e problemas secundários ao uso de medicamentos).

Tome algum tipo de medicamento do tipo Dramin B6, Stugeron e outros, (consulte seu médico) 1 a 2 horas antes do embarque.

PLASIL é contraindicado nos seguintes casos: - em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade á metoclopramida ou a qualquer componentes da fórmula; - em que a estimulação da motilidade gastrintestinal seja perigosa, como por exemplo, na presença de hemorragia gastrintestinal, obstrução mecânica ou perfuração ...

O cloridrato de metoclopramida, mais conhecido pelo nome comercial Plasil® ou Primperan®, é um fármaco que age estimulando o esvaziamento do estômago, o que o torna útil nos casos de refluxo gastroesofágico, nos paciente com quadro de náuseas e vômitos e nos diabéticos com gastroparesia (esvaziamento lento do estômago) ...

O grupo de ondansetrona mostrou melhor aceitaçao de liquidos orais (p = 0,05) em comparaçao a bromoprida e metoclopramida. O grupo de ondansetrona nao mostrou efeitos colaterais em 75,9% dos casos, em comparaçao a 54,2% e 53,5% dos grupos de bromoprida e metoclopramida. O efeito colateral mais comum foi sonolencia.