Qual é o melhor anticoncepcional para quem amamenta?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

As melhores opções são:

  • Implante subcutâneo de etonogestrel — Implanon® ...
  • Anel vaginal de etonogestrel — Implanon® ...
  • Injeção intramuscular de Acetato de Medroxiprogesterona — Depo Provera® 150 mg. ...
  • Minipílula. ...
  • Pílula do dia seguinte.

As pílulas contraceptivas que contêm o hormônio de estrogênio em sua composição podem ser uma opção na hora de secar o leite materno.

Selene® não deve ser usado quando há suspeita de gravidez, durante a gestação ou durante a amamentação. Informe imediatamente ao seu médico se houver suspeita ou ocorrência de gravidez durante o uso do medicamento, ou se estiver amamentando.

Já mulheres que queiram amamentar, só devem fazer uso desta pílula 6 semanas após o parto. Após um aborto, a pílula anticoncepcional Norestin só deve ser usada no dia após o aborto. Nestes casos, durante 10 dias existe risco de uma nova gravidez e, por isso, também devem ser utilizados outros métodos contraceptivos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. De modo geral, o uso de Microvlar® durante a amamentação não é recomendado. Se desejar usar contraceptivo oral durante a amamentação, converse primeiramente com seu médico.

É possível engravidar amamentando e tomando anticoncepcional ao mesmo tempo? Sim. Desde que a mulher não tenha tomado o anticoncepcional corretamente existe o risco de engravidar enquanto amamenta.

Sobre o momento de voltar a tomá-la, Mário Macoto Kondo, chefe do departamento de Obstetrícia do Hospital e Maternidade Santa Joana, explica: “É recomendado o início da pílula anticoncepcional quando a mulher termina o puerpério, ou seja, 40 dias após o parto”.

Diane® 35 (acetato de ciproterona + etinilestradiol) não deve ser usado quando há suspeita de gravidez, durante a gestação ou durante a amamentação.

A primeira menstruação após o parto é irregular. Costuma aparecer entre 4 e 8 semanas após o parto. No entanto, se estiveres a amamentar, provavelmente só terás o período quando deixares de dar peito ao teu bebé.

05 – Tomar anticoncepcional durante a amamentação não prejudica a qualidade do leite – VERDADE. Os anticoncepcionais hormonais são habitualmente compostos de estrogênio e progesterona. Somente a progesterona não prejudica a qualidade do leite materno.

A primeira coisa: alterar as posições de mamada, para que o bebê consiga drenar todos os quadrantes mamários. Outra ideia é fazer compressas mornas e massagem antes da mamada para ajudar a liberar esse duto antes de o bebê mamar. “Mais uma coisa que funciona muito bem é amamentar na posição quatro apoios.

Durante o período de amamentação, deve-se evitar utilizar anticoncepcionais hormonais combinados contendo estrógeno além da progesterona porque o componente estrogênico pode prejudicar a quantidade e qualidade do leite materno, ao suprimir a produção de prolactina, que é um hormônio responsável pela produção do leite.

Cerazette engorda? A pílula Cerazzete pode causar retenção de líquido, especialmente no início do uso (primeiros três meses). A paciente também pode notar um pouco de inchaço nas mamas. Entretanto, não há comprovação de que aumento de ganho de massa de gordura.

Esse anticoncepcional tem um componente que pode reduzir a quantidade e a qualidade do leite materno. Dessa forma, seu bebê poderá não ganhar peso adequado e não ter os outros benefícios promovidos pela amamentação que poderá diminuir ou até mesmo cessar.

O Cerazette ou desogestrel é diferente do norestin ou noretisterona. Ambos são progestágenos mas com indicações diferentes. Ambos podem ser usadas na mulher que acabou de ter filhos mas a noretisterona somente pode ser usada pela mulher em amamentação exclusiva até o sexto mês de vida do bebê.

O uso do Norestin pode levar a alterações do padrão menstrual podendo causar sangramento irregular, com maior ou menor frequência ou levar a amenorreia (ausência de menstruação), principalmente em mulheres que estão a amamentar.

Caso esteja em Aleitamento Materno Exclusivo ( sem uso de fórmulas) o risco de gestação é minimo já estando protegida a partir do início do uso da medicação. Em caso de aleitamento complementar ou não esteja amamentando convém aguardar 7 a 10 dias para ter relações sem outro método.

CERAZETTE pode ser utilizado durante a amamentação, pois não influencia a produção ou a qualidade do leite materno. Entretanto, pequenas quantidades de substância ativa do produto passam para o leite.