Qual é o melhor antibiótico para sinusite?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

Para combater a infecção e restabelecer o fluxo de drenagem da região, o mais comum é o uso de medicamentos antibióticos, quando a sinusite é bacteriana, e lavagem dos seios nasais com soro fisiológico. Descongestionantes orais ou nasais e anti-inflamatórios podem fazer parte do tratamento.

Para tratar a sinusite crônica, o otorrino pode indicar o uso de remédios como: Antibióticos, como amoxicilina/clavulonato, azitromicina ou levofloxacina, por exemplo, somente são usados para casos de infecção bacteriana.

Corticoides orais como a Prednisona, sob indicação e prescrição médica, para tratar a inflamação dos seios nasais.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

A sinusite normalmente causa inflamação nos seios paranasais devido ao processo infeccioso. Por conta disso, é recomendado o uso de um antiinflamatório como a nimesulida (e outros) para controle sintomático da dor.

Nimesulida para sinusite
A dose preconizada é de 50 a 100 mg, duas vezes por dia por 3 a 5 dias. Assim como ocorre na faringite, as sinusites podem ter origem viral, alérgica ou bacteriana. Os anti-inflamatórios agem apenas de forma sintomática e devem ser utilizados por poucos dias para alívio da dor e/ou da febre.

PARA QUE SERVE AZITROMICINA? Infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia), incluindo sinusite (infecção nos seios da face), faringite (inflamação da faringe) ou amigdalite (inflamação das amígdalas);

Para isso é importante procurar um Otorrino. Mas se de fato você tem sinusites que não melhoram com antibióticos, ainda assim existe tratamento bem eficiente para elas mas que , nessas situações sem melhora com antibioticos, pode envolver o tratamento cirurgico da sinusite.

O ar mais seco e as temperaturas mais baixas facilitam a ocorrência de crises de sinusite, que é a inflamação ao redor das vias nasais. A doença pode ser causada por vírus e bactérias ou ser um problema crônico desencadeado por outros fatores de risco, como poluição e cigarro.

Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Inclinar a cabeça para trás pode facilitar a saída da secreção dos seios nasais; Evite o ar condicionado.

Posologia recomendada
Sinusite: 500 mg por dia por 3 dias. Clamídia: 1000 mg em dose única. Pneumonia: 500 mg no primeiro dia, seguido por 250 mg por dia por 4 dias.

As evidências apontaram que o uso de irrigação nasal com salina associado a corticoide tópico, seriam a melhor linha de tratamento para estes pacientes. Casos especiais: Pacientes com asma, pólipos nasais, e episódios recorrentes de sinusite, deve-se considerar a associação de terapia com Anti-IgE.

Na sinusite bacteriana, pode haver mais secreção em uma narina do que na outra e ela tem aspecto purulento, ou seja, se parece com pus amarelado ou esverdeado.

Loratadina é um anti alérgico, não é necessariamente sempre utilizado em episódios de sinusite. Entretanto se houverem sinais de alergia, pode ser sim utilizado. Evite usar medicação sem orientação médica. Agende uma consulta com otorrino para avaliação.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

PARA QUE SERVE AZITROMICINA? Infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia), incluindo sinusite (infecção nos seios da face), faringite (inflamação da faringe) ou amigdalite (inflamação das amígdalas);

Quanto tempo demora para os sintomas de sinusite como dor de garganta diminuírem após início do uso de amoxicilina? Olá, tudo bem? Após 72h do início do tratamento com antibiótico esperamos que o paciente comece a apresentar sinais de melhora.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.