Qual é o melhor Anti-inflamatório para sinusite?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Analgésicos com paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno auxiliam a aliviar as dores de cabeça e de garganta, comuns durante as crises de sinusite.

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

Nimesulida para sinusite
A dose preconizada é de 50 a 100 mg, duas vezes por dia por 3 a 5 dias. Assim como ocorre na faringite, as sinusites podem ter origem viral, alérgica ou bacteriana. Os anti-inflamatórios agem apenas de forma sintomática e devem ser utilizados por poucos dias para alívio da dor e/ou da febre.

O ar mais seco e as temperaturas mais baixas facilitam a ocorrência de crises de sinusite, que é a inflamação ao redor das vias nasais. A doença pode ser causada por vírus e bactérias ou ser um problema crônico desencadeado por outros fatores de risco, como poluição e cigarro.

Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.

CONCLUSÕES: Em adultos com sinusite aguda, um curso de 3 dias de Azitromicina foi tão eficaz e bem tolerada como um curso de 10 dias de ácido clavulânico/amoxicilina. Um regime de dose significativamente mais simples e mais rápido efeito clínico foram as vantagens de Azitromicina.

A doença é uma inflamação da mucosa dos seios da face e tem sintomas como febre, tosse, falta de apetite, cansaço e obstrução da face.
...
7 remédios para tratar a sinusite

  • Azithromycin.
  • Levofloxacin.
  • Clarithromycin.

Não, o uso de antibiótico para o tratamento da rinossinusite (sinusite) é indicado apenas quando há comprovação clinica ou laboratorial de infecção por bactérias.

Em alguns casos, a sinusite crônica pode agudizar, e originar sintomas de sinusite aguda também. A sinusite crônica também pode estar relacionada com a exacerbação da asma e complicações potencialmente graves, como abscessos cerebrais e meningite, o que leva a um aumento significativo na morbidade e mortalidade.

COMPOSIÇÃO

dipropionato de betametasona (equivalente a 5mg de betametasona)6,43mg
fosfato dissódico de betametasona (equivalente a 2mg de betametasona)2,63mg
veículo q.s.p1 mL

Corticoides orais como a Prednisona, sob indicação e prescrição médica, para tratar a inflamação dos seios nasais.

Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Inclinar a cabeça para trás pode facilitar a saída da secreção dos seios nasais; Evite o ar condicionado.

Usar corticoide sem prescrição médica
Corticoides, como a prednisona, podem dar um alívio importante e são vendidos sem prescrição médica.

Ibuprofeno 600 mg e nimesulida de 100 mg têm efeitos muito parecidos. Só a duração do efeito é menor no ibuprofeno, que deve ser administrado 3 ou 4 vezes ao dia, já a nimesulida são duas vezes.

Os medicamentos que podem ser prescritos pelo médico são:

  • analgésicos;
  • anti-histamínicos para evitar alergias;
  • descongestionantes para desbloquear as fossas nasais;
  • spray nasal com esteroides que diminuem a inflamação;
  • antibióticos para tratar eventual infecção bacteriana.