Qual é o melhor anti-inflamatório para dor no tornozelo?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Para aliviar a dor, pode-se tomar paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno. O tornozelo pode ficar curado em alguns dias.

Como usar. A dose recomendada é de 600 mg, 3 ou 4 vezes ao dia. A dose deste medicamento deve ser adequada a cada caso clínico, e pode ser diminuída ou aumentada a partir da dose inicial sugerida, dependendo da gravidade dos sintomas. A dose de tratamento deverá ser decisão do seu médico.

Existem diversas razões para que o paciente se queixe de dor ou incômodo na região, como entorses ou traumas, artrite e/ou artrose, tendinite, e até mesmo patologias mais graves como reumatismo dos pés, conhecido como gota, trombose e até mesmo insuficiência cardíaca e venosa.

Manter repouso para não forçar a área, de preferências colocando o pé para cima para melhorar a circulação; Colocar compressas de gelo, pois ajudam a anestesiar o local, diminuindo a dor e o inchaço; Enfaixar a área para imobilizar o tornozelo; Tomar para melhorar a inflamação e inchaço, caso haja indicação médica.

Os anti-inflamatórios não-esteroides em geral são mais usados para tratar problemas mais simples, como artrite reumatoide, artrose, gota, bursite, cólicas menstruais, traumas e contusões. Entre os princípios ativos mais conhecidos estão o ácido acetilsalicílico, a dipirona sódica e o ibuprofeno.

Analgésicos opioides

  • Morfina.
  • Codeína.
  • Meperidina.
  • Fentanil.
  • Oxicodona.
  • Propoxifeno.
  • Hidrocodona.
  • Tramadol.

Ibuprofeno 600 mg e nimesulida de 100 mg têm efeitos muito parecidos. Só a duração do efeito é menor no ibuprofeno, que deve ser administrado 3 ou 4 vezes ao dia, já a nimesulida são duas vezes.

Descanse: É importante descansar o tornozelo lesionado para permitir que os tecidos afetados se recuperem. Evite atividades que possam piorar a dor ou agravar a lesão; Gelo: Aplique gelo no tornozelo lesionado por 15 a 20 minutos, várias vezes ao dia, nas primeiras 48 a 72 horas após a lesão.

Em média, a recuperação se processa em quatro semanas, embora variável em função da gravidade da entorse. Nem todas as pessoas vão conseguir apoiar imediatamente o pé, porém quando o tratamento foi bem realizado, em geral, o apoio é bem precoce.

Depende do grau da lesão, mas em média demora de 2 a 6 semanas. O tornozelo ja deve estar menos dolorido, o atleta deve estar correndo ou fazendo os movimentos do esporte específico sem dor, e alongamento, fortalecimento e propriocepção já devem ter sido iniciados na fisioterapia.

Nimesulida é indicado para o tratamento da dor e dos processos inflamatórios de tendões, ligamentos, músculos e articulações devido a traumatismos como: torções, contusões e distensões.

Comparações diretas entre 50 mg de diclofenaco e 400 mg de ibuprofeno não demonstraram diferença significante em relação ao alívio da dor.

O que é mais forte ibuprofeno ou cetoprofeno? A eficácia de cetoprofeno administrado por via oral no alívio da dor moderada a grave e melhorar o estado funcional e condição geral foi significativamente melhor do que a de ibuprofeno e / ou diclofenac.

Para avaliar o tornozelo, os médicos tocam cuidadosamente o tornozelo para determinar onde a dor é mais intensa. Se tocar a pele sobre um ligamento causar dor intensa, provavelmente o ligamento está rompido. Se tocar a pele sobre um osso causar dor, o osso pode estar fraturado.

Em primeiro lugar, é recomendado que se aplique gelo no local ou uma pomada analgésica para controlar a inflamação; logo em seguida, é preciso enfaixar a área e descansar os pés. A indicação mais adequada é que se busque ajuda médica de imediato, de preferência, especialistas em pé e em tornozelo.

A insuficiência venosa é uma das principais causas do inchaço nos pés e nos tornozelos e também é um dos problemas mais delicados, que exigem atenção redobrada. A insuficiência venosa indica uma má circulação na região das pernas e dos pés.

Gengibre
O gingerol é o principal componente que faz do gengibre um dos melhores alimentos anti-inflamatórios. Muito utilizado para problemas digestivos e respiratórios, como gripes e resfriados, o gengibre pode ser consumido em forma de pó, pedaço e lascas.

O frio pode reduzir o inchaço e inflamação ao contrair os vasos sanguíneos (um processo denominado vasoconstrição). É geralmente recomendado que aplique gelo em lesões desportivas, tais como entorses e distensões no tornozelo ou joelho, para ajudar a reduzir o inchaço.