Qual é o melhor amitriptilina ou fluoxetina?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 17 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

A fluoxetina foi comparavelmente eficazes para amitriptilina no tratamento de depressão maior com a ansiedade associada. Desde que a fluoxetina é muito melhor tolerado, é uma alternativa promissora para esta condição freqüente e incapacitante.

A associação medicamentosa entre os Cloridratos de Amitriptilina e Fluoxetina na prática clínica são prescritos aos quadros de depressão maior seguido de ansiedade.

Por possuir propriedades calmantes e sedativas, a amitriptilina é indicada principalmente para o tratamento da depressão. Similarmente, esse medicamento também é comumente recomendado para o tratamento da incontinência urinária.

A sertralina parece ter uma taxa de sucesso no tratamento da depressão até 40% maior que a fluoxetina.

A nortriptilina (principal nome comercial fantasia no Brasil: Pamelor) é um “parente muito próximo” da amitriptilina.

A AMITRIPTILINA: pode aumentar o risco de depressão do sistema nervoso central com: álcool; barbiturato; outro depressor do sistema nervoso central (ver Apêndice). pode aumentar o risco de agranulocitose com: antitireoideano.

A dose inicial para os adultos em ambulatório é de 75mg por dia, fracionadas conforme a prescrição médica. Alguns médicos podem indicar o início do tratamento com uma dose única à noite. A dose pode ser aumentada para 25 mg a 50 mg por noite até 150 mg por dia.

Os efeitos adversos mais frequentes do cloridrato de amitriptilina comparado com a nortriptilina é o ganho de peso.

A fluoxetina serve para tratar distúrbios relacionados à depressão e ansiedade. O medicamento age elevando os níveis do neurotransmissor serotonina, responsável pela regulação de funções como humor, bem-estar, sono, apetite e concentração.

Estes resultados sugerem que ambas as drogas eram eficazes no tratamento de doentes não deprimidos com CTTC, mas na comparação entre os grupos, amitriptilina foi mais eficaz do que a sertralina.

Qual a função da fluoxetina? O medicamento age no cérebro, aumentando os níveis de serotonina — neurotransmissor que regula o humor, o bem-estar, o sono, o apetite e a concentração, dentre outras funções.

Este medicamento contém cloridrato de amitriptilina, que é um antidepressivo com propriedades ansiolíticas e sedativas (calmante). Assim sendo, este medicamento é utilizado principalmente para o tratamento de depressão, mas também é utilizado para o tratamento de enurese noturna (urinar na cama à noite).

Por isso, quando está em baixa, pode causar mau humor, problemas de sono, depressão e ansiedade. É aí que entra a Amitriptilina (ou Cloridrato de Amitriptilina). Ela age de forma direta no Sistema Nervoso Central e bloqueia a recaptação de serotonina, ou seja, aumenta a quantidade dela.

A amitriptilina é um fármaco antidepressivo que tem sido utilizado para tratamento de dor persistente. Os mecanismos de ação envolvem a ativação da via descendente inibitória da dor pelo aumento da concentração de serotonina e de noradrenalina na fenda sináptica em níveis espinhal e supraespinhal1.