Qual é o melhor amaciante de carne?

Perguntado por: tluz . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Qual o melhor amaciante de carne? A melhor opção é o amaciante natural que, por causa do alto nível de enzima das frutas, nutre a carne de maneira integral, deixando a peça mais suculenta e macia.

COMO USAR O AMACIANTE DE CARNE? Adicione 5 a 10 g do amaciante de carne para cada 1 kg de carne. Deixar agir de 30 minutos a 1 hora.

Sal ou bicarbonato de sódio
Os sais quebram as proteínas da carne; caso o sal kosher, marinho ou o bicarbonato de sódio sejam utilizados uma hora antes do cozimento, a suculência da carne será conservada, melhorando sua textura.

Como nesse tipo de preparo as carnes passam longos períodos assando (entre 6 a 12 horas) o vinagre tem a função de preservar a suculência natural da carne e dar acidez.

Leite para amaciar a carne
"Podemos deduzir que o leite aumenta a quantidade de suco da carne, deixando suas fibras mais macias", afirma Brunna. E não se preocupe, pois o leite não deixa nenhum resquício de aroma ou sabor na carne após seu cozimento.

Se a intenção é de amaciar bifes, deve-se deixar marinando por cerca de 2 horas. Já se for uma peça inteira, o processo precisa ocorrer por pelo menos 24 horas.

Para deixar a carne macia, você precisa apenas despejar um pouco de bicarbonato de sódio na peça e deixá-la descansando por aproximadamente 2 horas. Depois desse processo, lave a carne em água corrente e tempera-a como quiser.

Utilização: O Amaciante de Carne Ajinomoto® pode ser usado em todos os tipos de carnes vermelhas. O produto deve ser aplicado entre 30 min e 1 hora antes do preparo.

O processo de amaciar a carne pode ser feito com bicarbonato de sódio, vinagre e azeite ou com limão. Qualquer uma das três opções que você escolha levam algumas horas para ter o efeito desejado, por isso, não se esqueça de fazer o procedimento com antecedência.

Existem várias técnicas para amaciar a carne, antes do preparo, mas a água com gás pode ser uma boa opção por ser eficiente e não deixar nenhum cheiro.

Molho de vinagre de maça ajuda a amaciar a carne.

Limão endurece a carne – Sim. O limão é ácido e faz com que a carne perca água. Vinhos ácidos e vinagre também devem ser evitados principalmente em vinha-d'alhos (marinadas).

Quando um animal é abatido, a circulação sanguínea pára e os músculos ficam contraídos numa condição chamada rigor mortis. Com o tempo, enzimas das próprias células começam a decompor as fibras de proteínas e o músculo volta a relaxar. Se a carne é refrigerada logo após o abate, ela fica dura.

Os amaciantes de carne, tais como as enzimas e ácidos, atuam quebrando essas cadeias. As enzimas são encontradas em diversas frutas, tais como papaia, kiwi, abacaxi, figo e manga. Essas frutas contêm uma enzima chamada protease.

Não há segredo em como fazer: basta cortar a carne da forma que receita indica e mergulhar os pedaços em uma travessa com a bebida alcoólica. Almiro sugere deixar a cerveja agindo entre 10 a 15 minutos. Depois, é só preparar normalmente. Além de ficar menos rígida, a carne vai ficar com um gostinho de cerveja no fundo.

Atualmente o amaciamento das carnes pode ser feito por amaciantes industrializados, principalmente constituídos de papaína.

Antes de dormir, tire as carnes do congelador e deixe em um recipiente seguro. Levar as carnes congeladas ao micro-ondas faz com que as fibras encolham, deixando dura e borrachuda.

Na parte dos ossos, existe uma membrana que deve ser retirada, para não deixar que a carne fique borrachuda e que, ao mesmo tempo, mantenha ela inteira e reta. É só fazer um corte no fim de sua espessura e, com a mão mesmo, retirar – ela vai sair inteira.

1. Aposte no vinagre. Mais uma maneira de deixar a carne suculenta é marinando-a por, ao menos, 2 horas no vinagre. Esse ingrediente, por ser mais ácido, é capaz de atuar sobre as ligações proteicas da carne, melhorando a sua textura.