Qual é o melhor alimento para aumentar a imunidade?

Perguntado por: oprates6 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Conheça 9 alimentos que aumentam a imunidade

  1. Fontes de Vitamina C. A Vitamina C é a melhor amiga do seu sistema imunológico, pois ela combate os radicais livres com seu forte potencial antioxidante. ...
  2. Vegetais verdes-escuros. ...
  3. Fontes de Vitamina A. ...
  4. Fontes de zinco. ...
  5. Fontes de Vitamina E. ...
  6. Alho. ...
  7. Própolis. ...
  8. Probióticos.

Os alimentos que aumentam a imunidade são principalmente as frutas e os vegetais, como o morango, a laranja e o brócolis, mas também as sementes, os frutos secos e o peixe, pois são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imune.

Morango. O morango tem muitas propriedades nutritivas, é apontado como uma das frutas mais poderosas. É constantemente usada em doces, sucos, sorvetes e geleias. Ajuda a potencializar a imunidade, combate a anemia e protege o cérebro.

Vegetais escuros como brócolis, couve, espinafre e grão-de-bico são fontes de ácido fólico, uma vitamina importante para formação das células de defesa do nosso organismo: os glóbulos brancos. As verduras escuras são fonte de cálcio e vitamina E.

Descubra os melhores sucos para aumentar a imunidade

  1. Suco de limão, gengibre e maçã ...
  2. Suco de morango e mirtilo. ...
  3. Suco de goiaba, agrião e água de coco. ...
  4. Suco de couve, laranja e cenoura.

Esclerose Múltipla
Estima-se que 130 pessoas a cada 100 mil habitantes desenvolvem esta doença autoimune, uma das mais conhecidas no mundo, por ser uma das mais cruéis. A doença é causada quando anticorpos atacam a bainha de mielina, os responsáveis por levar o impulso nervoso de um neurônio para o outro.

Cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa. Em geral, em duas semanas após a segunda dose estaremos protegidos, pois esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células.

Exames de sangue são indicados para avaliar o sistema imunológico. Nesses casos, além de buscar atendimento médico para um diagnóstico adequado e tratamento dos sintomas, vale a pena realizar exames para saber como está o seu sistema imunológico.

A baixa imunidade é uma deficiência na resposta do sistema imunológico diante das infecções gerais que, naturalmente, o organismo pode entrar em contato. Basicamente, esse sistema, formado por células chamadas de glóbulos brancos e leucócitos, nos protege de vírus e bactérias.

Os laboratórios que fazem testes para contabilizar os números de leucócitos no nosso organismo podem mensurar de maneira diferente. Além disso, idade e o sexo da pessoa podem influenciar na variação desse número. Mas, de modo geral, os glóbulos brancos costumam permanecer na faixa de 4,500 a 10,000.

O Cewin da Sanofi, é mais uma boa opção para quem está em busca da vitamina C para aumentar a imunidade. Além de oferecer uma alta dosagem, por ser uma vitamina C de 1000 mg por dose, também não contém açúcar na composição, excelente para quem faz dieta e para diabéticos.

Almoço/Jantar:

  1. Batata doce (vitaminas A, E, C e zinco)
  2. Feijão, grão de bico (fonte de ferro e zinco)
  3. Folha verde escura como couve, ora-pro-nóbis e mostarda (fonte de ferro, vitamina C e vitamina A )
  4. Cenoura, pimentão vermelho, abóbora (fonte de vitamina A)
  5. Salmão, Atum, sardinha (fontes de ômega 3)

Para a imunidade, a vantagem é que o inhame tem vitamina C, A e diversas vitaminas do complexo B, contribuindo, assim, para a manutenção das funções biológicas, além de estimular a produção de células de defesa e ajudar na eliminação de toxinas do organismo.

Dificuldade para dormir? Nutricionista indica 5 melhores frutas para comer à noite

  • Maçã
  • Uva.
  • Abacate.
  • Kiwi.
  • Banana.

Infelizmente, nenhuma fruta contém vitamina D.
Basicamente, a vitamina D está presente apenas em alimentos de origem animal. A única exceção são os cogumelos1, que, assim como os humanos, conseguem sintetizar o nutriente quando ficam expostos ao sol.