Qual é o melhor álcool para limpeza?

Perguntado por: gmartins . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

Ele é o ideal para a limpeza, principalmente doméstica. Também é mais em conta, se comparado aos demais tipos. ATUALIZAÇÃO SOBRE O CORONAVÍRUS – COVID19: o álcool 70% é o tipo mais indicado para a prevenção do vírus.

Por isso, o álcool 70% é considerado um melhor desinfetante, sobretudo pela sua ação contra bactérias, fungos e vírus envelopados (como o coronavírus e o vírus Influenza H1N1).

Utilizados como desinfetantes e antissépticos.

Na desinfecção de superfícies e materiais, os álcoois etílico e o isopropílico são os principais desinfetantes utilizados em serviços de saúde, podendo ser aplicado em superfícies ou artigos por meio de fricção; e a concentração de uso varia de 60% a 90% em solução de água volume/volume(2).

Em virtude da sua alta concentração, o álcool absoluto possui um valor comercial muito superior ao álcool comum. Sua utilização é restrita, sendo empregado no preparo de fórmulas farmacêuticas e de cosméticos.

A diferença está na concentração de álcool puro contida na mistura. Quando vamos ao supermercado e vimos, por exemplo, uma embalagem de álcool 46%, significa que aquela mistura contém 46% de álcool puro e 54% de água. No caso do álcool 70%, ele contém 70% de álcool puro e 30% de água.

O álcool etílico possui densidade igual a 0,789 g/cm³, ou seja, a massa de álcool presente numa solução 70 °INPM é maior do que a presenta na solução 70 °GL. Elas somente seriam iguais se a densidade fosse igual a um. De todo modo, ambas são eficientes para a assepsia e ajudam a minimizar o contágio da Covid-192.

O álcool 70% (mais hidratado) é um bactericida mais eficaz do que o álcool 96%, pois o grau de hidratação é um fator importante para a atividade antimicrobiana.

O álcool na limpeza pode ser um aliado. O produto é utilizado normalmente para limpar superfícies de alguns móveis (que sejam resistentes ao produto), eletrodomésticos, vidros, pisos e outros objetos.

álcool etílico

O etanol, ou álcool etílico (C2H5OH), é o tipo de álcool mais conhecido.

Quem usa álcool na limpeza gosta do frescor proporcionado pelo produto. Na cozinha, recomenda-se a aplicação em pisos, azulejos e superfícies laváveis. Cuidado: o álcool não deve ser usado em móveis encerados, envernizados, pintados ou laqueados.

Quando se utiliza o álcool (etanol) 98% ou 99,6% para desinfecção, ocorre uma coagulação extremamente rápida, não havendo penetração no interior da célula e, portanto, não matando o micróbio. Essa atuação ineficaz ocorre devido à rápida volatilização do etanol nesta concentração.

Para saber se compensa trocar a gasolina pelo álcool, é necessário fazer um cálculo que leva em consideração o rendimento de cada combustível. O consumidor deve dividir o valor do litro de etanol pelo valor do litro da gasolina. Se der até 0,70, o álcool compensa mais.

Mecanismo de Ação
Eles não têm ação contra a forma esporulada das bactérias e nem contra vírus não envelopados e, por isso, não podem ser utilizados como esterilizantes químicos.

O álcool 70% possui concentração ótima para o efeito bactericida, porque a desnaturação das proteínas do microrganismo faz-se mais eficientemente na presença da água, pois esta facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato.

Desvantagens do álcool 70% em Gel
A dificuldade de espalhar o produto completamente nas mãos e a dificuldade em encontrar suportes adequados para sua disposição nas áreas pertinentes. Dificuldade do uso de álcool gel para limpeza de superfícies grandes e diluição na água.

Enquanto, uma cerveja tem em torno de 5% de álcool, o álcool gel, que combate os vírus, protegendo a população contra a doença COVID-19, tem 70%. Já o combustível tem 94%. Para a desinfecção de microorganismos (vírus e bactérias) somente é recomendado o uso álcool 70º para higienização das mãos.

Aplique o produto diretamente nas superfícies a serem limpas e até que elas fiquem molhadas. Enxugue com o auxílio de um pano ou esponja limpa. Não é necessário o enxágue. NÃO UTILIZE EM SUPERFÍCIES SENSÍVEIS AO ÁLCOOL (Superfícies enceradas, envernizadas, pintadas e laqueadas).