Qual o melhor açúcar para quem tem diabetes?

Perguntado por: ubittencourt . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Optar por açúcares mais saudáveis, como o açúcar de coco, a stevia e o eritritol, é uma excelente opção para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. Além disso, é importante controlar as porções, optar por alimentos naturais e ficar atento aos rótulos dos alimentos industrializados.

Os melhores tipos de adoçante para diabéticos: xilitol, eritritol e stevia. Esse tipo de adoçante é conhecido por sua origem natural, pois é extraído de um tipo de álcool do açúcar. Essa é uma das alternativas mais escolhidas por possuir baixo teor calórico e, ainda, ter o gosto bem parecido ao do açúcar.

“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.

Açúcar de coco
Apresenta baixo índice glicêmico, sendo digerido mais lentamente.

Diabético pode usar açúcar demerara? Sim. Os diabéticos precisam ter cuidado ao consumi-lo e não exagerar na quantidade. O índice glicêmico do açúcar demerara é moderado, o que significa que ele não é tão prejudicial quanto o açúcar branco.

Diabéticos podem consumir açúcar, desde que de forma consciente e moderada. Optar por açúcares mais saudáveis, como o açúcar de coco, a stevia e o eritritol, é uma excelente opção para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

– 7) Os diabéticos não podem comer bolachas Podem, Nãpo convém andar a comer Oreos a torto e a direito, mas os diabéticos devem ter consigo bolachas de baixo índice glicémico e de alto teor de fibra. Atenção às bolachas light, que para intensificar o sabor, têm mais gordura, ou seja, contribuem para aumentar o peso.

A recomendação é que o açúcar não ultrapasse 10% do valor energético total da alimentação. Exemplificando: para uma pessoa que consome 2000 kcal/dia, o consumo máximo seria de 2 colheres de sopa de açúcar por dia.

Os melhores adoçantes para a saúde, de acordo com os especialistas, são os de origem natural, como stevia, xilitol e eritritol. Têm segurança estabelecida e costumam conferir dulçor semelhante ao açúcar, além de apresentar poucos efeitos colaterais e serem estáveis à temperatura do cozimento.

Zero-Cal Sacarina é o adoçante mais tradicional da marca, permitindo o adoçamento sem calorias e com um ótimo custo benefício. Sendo a substância mais antiga a ser descoberta, é seguro e que pode ser consumido por diabéticos. O uso recomendado são 4 gotas, que equivalem a 1 colher de chá de açúcar.

O açúcar demerara faz parte da lista de produtos considerados mais saudáveis. Isso porque ele tem mais nutrientes do que o açúcar refinado e se aproxima, inclusive, dos valores nutricionais do açúcar mascavo.

As 6 melhores alternativas naturais

  1. Açúcar mascavo. O açúcar mascavo, assim como o açúcar branco, também provém da cana-de-açúcar. ...
  2. Mel. O mel de abelha é um adoçante natural conhecido por todos nós. ...
  3. Xilitol. ...
  4. Açúcar de coco. ...
  5. Eritritol. ...
  6. Melado de cana.

Os substitutos do açúcar com café explicados
No mercado brasileiro, há uma série de opções de adoçantes artificiais e naturais, além do mel, açúcar mascavo e outros. Os líderes do mercado são stévia, eritritol, maltodextrina, sacarose, ciclamato de sódio (sacarina), frutose e sucralose.

O açúcar demerara adoça mais do que o mascavo, porque tem um sabor mais forte de caramelo. Ou seja, uma quantidade menor do produto já é capaz de alterar o sabor de uma bebida, fazendo com que você consuma menos calorias. Já o açúcar de coco tem um menor índice glicêmico.

Qual o índice glicêmico do Demerara? O índice glicêmico de IG 65 do Demerara quando comparado com outros açúcares, não apresenta grandes diferenciais. Isto torna o Demerara um produto da categoria dos alimentos com índice glicêmico médio, com valores IG entre 56 e 69.

O açúcar mascavo, assim como o açúcar de coco, é minimamente processado e contém mais nutrientes do que o açúcar refinado. No entanto, o açúcar de coco tem um poder de adoçar maior que o mascavo (e equivalente ao açúcar refinado), o que demanda um uso menor quantidade.

Refinado - É o açúcar branco, comum. Ao longo do processo de refinamento e clareamento, recebe aditivos químicos como o enxofre, o que implica na perda de vitaminas e sais mineirais. Demerara - é um dos tipos mais caros. Tem grãos da cor marrom-claro, entre o refinado e o mascavo.

O açúcar demerara é um açúcar cristal cor de caramelo, a grande maioria feita já com processamento orgânico. O demerara, então, é um pouco mais refinado do que o mascavo, e menos do que o açúcar branco refinado. Depois do demerara, a gente tem o açúcar cristal.

Quem tem diabetes mellitus do tipo 1 ou 2 pode ficar à vontade para consumir adoçantes à base de xilitol. Com baixo índice glicêmico, ele não requer a utilização da insulina para ser absorvido e, portanto, não aumenta a glicemia do sangue.

FRUTAS QUE SÃO PROIBIDAS PARA QUEM TEM DIABETES E GLICOSE ALTA

  1. 1 MELANCIA. A melancia contém um alto teor de frutose, o que pode elevar os picos de açúcar no sangue, sendo prejudicial a saúde de quem tem diabetes e glicose alta. ...
  2. 2 ABACAXI. ...
  3. 3 MANGA. ...
  4. 4 MAMÃO.

Conheça algumas das frutas mais indicadas para diabéticos:

  • Goiaba: Rica em fibras e de baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma das frutas que diabéticos podem comer. ...
  • Abacaxi: ...
  • Limão: ...
  • Morangos: ...
  • Abacate: ...
  • Pêssego: