Qual é o melhor açúcar para diabéticos?

Perguntado por: ssubtil . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Sucralose: é extraído da cana de açúcar e modificado para não ser absorvido pelo nosso organismo. O seu sabor é bem parecido com o do açúcar, não contém calorias, não altera a glicemia e, portanto, seu uso é indicado para diabéticos.

Como substituir o açúcar? Descubra agora alternativas saudáveis e saborosas

  1. Mel. O mel é uma das alternativas para substituir o açúcar mais usado no Brasil. ...
  2. Xilitol. ...
  3. Purê de maçã ...
  4. Estévia. ...
  5. Açúcar mascavo e demerara. ...
  6. Açúcar de coco. ...
  7. Melado de cana.

Açúcares de baixo índice glicêmicos temos o açúcar de coco, xilitol, Sérvia e Eritritol.

Diabéticos podem sim usar o demerara, porém com quantidades corretas e principalmente em momentos específicos. Essa orientação vale não só para o demerara, mas para quaisquer tipo de açúcar que seja consumido.

estévia

O adoçante mais saudável é o estévia e o xilitol, pois são os mais naturais. Apesar de não existirem comprovação clara do uso de adoçantes artificiais e desenvolvimento de doenças, os adoçantes mais naturais apresentam menor relação com desenvolvimento de doenças.

Em relação ao diabetes, as recomendações médicas são as mesmas para o açúcar mascavo, segundo a nutricionista Caroline Codonho: “Ele não é indicado para diabéticos, assim como o açúcar refinado.

o melhor pão para você é o pão 100% integral e sempre adicionar um fonte de proteína junto, como queijo ou ovo. Para controle glicêmico é de grande importância consumir carboidratos integrais e sempre associar uma fonte de proteína junto. Espero ter ajudado.

O corpo humano não reconhece a sucralose como um açúcar ou como um carboidrato, não é usada como fonte de energia e não afeta os níveis de glicose no sangue. Sendo assim, a sucralose é segura para diabéticos.

Chia, linhaça e nozes são exemplos de alimentos que turbinam o pão com fibras e gorduras bem-vindas. Mas a receita também pode acabar calórica, daí vale maneirar na fatia. Olho vivo no rótulo para garantir também que a maior parte da farinha usada seja mesmo integral.

Na verdade, o diabético pode comer pão porque existem muitas opções saudáveis. Pães integrais como os de trigo integral, de centeio, os pães germinados e as variedades orgânicas de grão integral são ricas em vitaminas, minerais, fibras e proteínas.

xilitol

O xilitol é um adoçante extraído de frutas e vegetais e tem um índice glicêmico muito baixo, sem necessitar da insulina para ser metabolizado. Essa sua propriedade faz dele um dos mais indicados para os diabéticos.

Uma fruta (por exemplo: meio mamão-papaia, melão, morangos ou banana) com aveia em flocos, farinha de linhaça ou chia e iogurte natural sem açúcar. Combinação da proteína do iogurte, fibras da aveia, linhaça e chia. Carboidratos e fibras das frutas. Omelete com sementes (como linhaça, chia ou quinoa) e uma fruta.

Diz-se, por isso, que a melancia tem um elevado Índice Glicémico (IG), que classifica os alimentos de acordo com a velocidade com que os açúcares são absorvidos e passam para a corrente sanguínea, elevando a glicemia (açúcar no sangue).

A mandioca pode ajudar no controle da diabetes, porque contém fibras e amido resistente, que ajudam a diminuir a velocidade de absorção do açúcar, promovendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue. Veja outros alimentos ricos em fibra que ajudam no controle da diabetes.

Ao contrário do que muitos falam, a pipoca não é um alimento proibido para o portador de Diabetes. A verdade é que a pipoca é fonte de carboidrato, mas isso não deve te assustar, por ser rica em fibras alimentares, contribui com a sensação de saciedade e melhores níveis de glicemia, portanto é MITO!

A substância é encontrada naturalmente em frutas e vegetais como morangos, framboesas, cogumelos e couve-flor. E por não ser absorvido totalmente no intestino delgado e de forma lenta, é uma excelente opção para pessoas com diabetes. Apesar de ter um poder adoçante bem semelhante ao açúcar, ele é bem menos calórico.

O xilitol é um adoçante natural extraído de fibras de frutas, vegetais e cogumelos, normalmente encontrado a partir da extração do milho. Ele é menos calórico do que o açúcar, ao mesmo tempo que tem um poder adoçante similar.

O que é stevia? É um adoçante natural extraído da Stevia rebaudiana e que não contém calorias. Extratos e folhas dessa planta são utilizadas há muitos anos em regiões situadas entre o Paraguai e o Brasil. A stevia - ou estévia - tem poder adoçante de 200 a 400 vezes maior que a sacarose (açúcar comum).