Qual é o melhor açúcar para a saúde?

Perguntado por: abittencourt8 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.

Açúcar mascavo

Açúcar mascavo: Obtido das primeiras extrações da cana-de-açúcar, o açúcar mascavo é considerado a versão mais saudável do açúcar comum, pois além da sacarose, glicose e frutose da cana, possui também pequenas quantidades de cálcio, fósforo e ferro.

Sucralose

Sucralose: é extraído da cana de açúcar e modificado para não ser absorvido pelo nosso organismo. O seu sabor é bem parecido com o do açúcar, não contém calorias, não altera a glicemia e, portanto, seu uso é indicado para diabéticos.

Qualquer tipo de açúcar – refinado, mascavo, cristal, orgânico ou até aquele vendido como “light” – pode causar danos à saúde, sendo também associado à diabetes e à obesidade.

Açúcares de baixo índice glicêmicos temos o açúcar de coco, xilitol, Sérvia e Eritritol.

O açúcar de coco e adoçantes naturais como Stevia e Xilitol são algumas alternativas naturais que podem ser substituídas para contribuir com a perda de peso e melhorar a saúde, além de prevenir e controlar doenças como diabetes, colesterol alto e obesidade.

— Escolher um açúcar saudável e que não tenha passado pelo refinamento pode fazer a diferença na alimentação, sendo os mais indicados: açúcar demerara, de coco ou mascavo, que têm menor índice glicêmico e mais nutrientes — explica Buzzini.

O açúcar demerara é um tipo de açúcar com grânulos grandes produzido a partir da cana-de-açúcar. Ele é originário da Guiana, um país do norte da América do Sul que, antes de ser independente, havia sido formado por três colônias neerlandesas (Essequibo, Demerara e Berbice).

o açúcar demerara, apesar de passar por processo de refinamento, não recebe aditivos, o que preserva melhor os nutrientes. Os açúcares orgânicos não recebem ingredientes artificiais, por isso são mais saudáveis, mas tem menos poder adoçante.

O açúcar demerara é um açúcar cristal cor de caramelo, a grande maioria feita já com processamento orgânico. O demerara, então, é um pouco mais refinado do que o mascavo, e menos do que o açúcar branco refinado.

Os adoçantes podem ser classificados em nutritivos e não-nutritivos, mas em ambos os casos estimulam os mesmos receptores que o açúcar - presentes na boca -, e enviam à informação ao cérebro de que há consumo de doce. Alguns adoçantes ativam esses receptores de 30 a 20 mil vezes com mais intensidade do que o açúcar.

No mercado brasileiro, há uma série de opções de adoçantes artificiais e naturais, além do mel, açúcar mascavo e outros. Os líderes do mercado são stévia, eritritol, maltodextrina, sacarose, ciclamato de sódio (sacarina), frutose e sucralose.

Quem tem diabetes pode usar açúcar demerara? Ainda que seja considerado uma opção mais saudável, o demerara contém sacarose, componente que deve ser altamente evitado por quem possui excesso de peso ou diabetes.

Em relação ao diabetes, as recomendações médicas são as mesmas para o açúcar mascavo, segundo a nutricionista Caroline Codonho: “Ele não é indicado para diabéticos, assim como o açúcar refinado.

Pelo fato de ainda possuir alguns dos minerais e vitaminas da cana-de-açúcar e não ter passado pelo refino, que adiciona aditivos químicos ao açúcar, o Mascavo é mais saudável, sendo o mais recomendado para as pessoas que buscam uma dieta mais saudável!

“O metabolismo energético é melhor regulado, o que faz com que a pessoa sinta mais energia; ela terá menos vontade de comer produtos açucarados; haverá uma melhor regulação do sono; e menos gordura corporal a longo prazo", define a especialista.