Qual é o melhor aço para corte?

Perguntado por: icurado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Sem dúvida alguma, é o preferido da maioria dos cuteleiros brasileiros, uma vez que com ele é possível fazer qualquer tipo de faca, espada ou facão com qualidade superior.

Lâmina em Aço Carbono
Um dos melhores aços utilizados na cutelaria, o aço carbono 1070 atinge excelentes níveis de dureza quando feito um tratamento térmico de qualidade. Isso garante um poder de corte incrível e retenção de fio duradoura.

O aço inox é mais resistente à corrosão e oxidação do que o aço carbono, e isso acontece porque as duas ligações são compostas de elementos diferentes em concentração e objetivo. O aço carbono é composto apenas por ferro e carbono.

Aço Inox

Aço Inox
Ele apenas possui maior resistência, principalmente se comparado ao aço carbono. E, por isso, exige menos cuidados. A principal característica é a quantidade elevada de cromo em sua liga, que forma uma espécie de película, tornando-o mais resistente à oxidação.

Tungstênio

A História do Tungstênio. Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.

O que é o Aço SAE 1045? O Aço SAE 1045 é um aço para beneficiamento com temperabilidade baixa, ou seja, baixa penetração de dureza na seção transversal. Este aço SAE 1045 possui uma boa relação entre resistência mecânica e resistência à fratura. O aço sae 1045 é utilizado, em geral, com durezas de 180 a 300 HB.

Material da lâmina
As mais comuns de serem encontradas são as de aço inox, pois são resistentes e duráveis. Além disso, lâminas feitas com esse material não enferrujam. Se você não quer errar na escolha da sua faca para churrasco, saiba que essa é uma opção perfeita!

Os aços inoxidáveis mais comuns na cutelaria são os da série 420 e 440, presentes nas facas mais simples, os aços AUS-8 e VG-10 e, mais recentemente, o CPM-S30V.

O aço sae 5160 possui alta temperabilidade e boa ductilidade. Na condição beneficiada apresenta alta resistência mecânica e boa resistência à fadiga. Amplamente utilizado na fabricação de eixos automotivos, pinos, fixadores, molas planas, lâminas de corte, etc.

O aço SAE 1070 é um aço carbono com alto teor de carbono de composição química. É um aço muito resistente pois possui entre 640 e 760 MPa. resistência mecânica.

aço inoxidável

O aço inoxidável é caracterizado pela presença de cromo como agente de liga. O aço inoxidável típico conterá pelo menos 10,5% de cromo contra apenas 1,5% de carbono. A presença do cromo e de outros agentes de ligas efetivamente impede o enferrujamento que normalmente ocorre com o aço carbono.

Aço de baixo carbono: É a forma mais comum e amplamente utilizada de aço carbono. Contém menos de 0.25% de teor de carbono. O aço de baixo carbono é geralmente mais fraco e macio e também facilmente soldado e dúctil, o que os torna úteis na usinagem e soldagem por um baixo custo.

No geral, a principal diferença entre o aço ou ferro é em relação a sua resistência. A liga metálica é extremamente resistente, mas ainda assim de fácil deformação através de recursos aplicados. Já uma peça de ferro puro é frágil, o que não serviria para as grandes estruturas em que o aço é empregado atualmente.

Dureza: As facas de aço damasco são conhecidas por sua dureza excepcional e capacidade de reter uma borda afiada por longos períodos de tempo. Beleza artística: Além de sua durabilidade e desempenho, as facas de aço damasco são altamente valorizadas por sua aparência distinta e artística.

As duas são ótimas opções: o inox não oxida, é fácil de limpar e permanece bonito e brilhante após anos de uso; seu ponto de consideração é a necessidade constante de afiação para manter a precisão.

A aço 420 e o aço 440C da classe AISI são produtos inoxidáveis muito utilizados na indústria em geral para aplicações onde são desejadas boa combinação de altas durezas e propriedades mecânicas com alta resistência à corrosão.

Existem diferentes tipos de aço, os mais comuns são o aço carbono, o aço inoxidável e o aço liga. É importante entender que todo aço possui carbono em sua composição, mas a quantidade vai definir melhor suas propriedades mecânicas.

O tungstênio é o metal mais duro do planeta. Trata-se de um metal de transição externa extremamente resistente à corrosão, sendo quatro vezes mais duro que o titânio e dez vezes mais resistente que o ouro 18 quilates.

estanho

O estanho é mais resistente à corrosão que o aço, ou seja, é menos reativo que o ferro, e ele ainda é revestido por outra camada de um óxido ou de um polímero, porque o ácido cítrico dos alimentos pode atacar o estanho.