Qual é o meio de transporte mais seguro do mundo?

Perguntado por: ncarvalho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Qual o meio de transporte mais seguro do mundo? Acertou quem respondeu elevador. Sim, o meio que transporta passageiros de um andar para outro dentro de um edifício é o mais seguro do mundo. O ranking da revista americana Condé Nast Traveler mostra, em seguida, avião e trem.

Carros e motos
Carros e motocicletas particulares são alguns dos meios de transporte mais utilizados no mundo e têm vantagens e desvantagens: são mais poluentes e acabam gerando congestionamentos nas grandes cidades; entretanto, os seus usuários não dependem de disponibilidade e horários.

Os assentos do meio para a frente do veículo têm menor circulação de pessoas, especialmente os próximos ao motorista do ônibus, por isso, são mais tranquilos.

No entanto, as chances de uma pessoa sofrer um acidente aéreo é de apenas 1 em 8 milhões — menores do que as de ser atacado por um tubarão! Para fins de comparação: as chances de acidentes de carro são de cerca de 1 em 18 mil; de bicicleta, 1 em 341 mil; e de barco, 1 em 402 mil.

O transporte mais seguro do mundo é o elevador! O equipamento que você, provavelmente, usa todos os dias, nos condomínios e edifícios que frequenta. O avião vem em segundo lugar e em terceiro, o trem que vivem alternando de posição a cada ano.

O levantamento da Boeing revela que um dos aviões com mais acidentes, proporcionalmente, é o 737 Max, da própria empresa.

Quando se trata em qual o modelo de avião mais seguro, segundo o ranking apresentado pelo site Airsafe, que teve os dados atualizados em janeiro de 2021, em uma escala de 1 milhão de voos, as aeronaves que se envolveram em menos acidentes graves são os modelos Airbus, Boeing e Embraer.

A tecnologia na aviação moderna contribui significativamente para a segurança dos voos. Aviões mais recentes possuem sistemas de controle de voo avançados e melhorias na prevenção de colisões e na comunicação com o controle de tráfego aéreo.

O transporte hidroviário é o menos utilizado no Brasil, apesar do grande potencial do país nessa área.

Ônibus. O ônibus é o meio de transporte mais utilizado no Brasil voltado exclusivamente para a mobilidade urbana. Diferentemente do automóvel, o deslocamento por meio desse veículo costuma ser mais barato, além de ser uma opção para aqueles que não possuem um carro.

Apesar de muitas pessoas ainda optarem por não ir de avião por conta do medo de acontecer algum acidente aéreo, saiba que na verdade, é muito mais seguro viajar de avião do que de ônibus. A saber, o avião é considerado o meio de transporte mais seguro do mundo!

Viajar de ônibus é perigoso
Além das estradas estarem com uma qualidade melhor, os motoristas de ônibus são altamente treinados e ainda contam com enorme experiência em viagens – sejam diurnas ou noturnas. Deste modo, viajar de ônibus é bem mais seguro do que viajar de carro, por exemplo.

7 dicas práticas para dormir no ônibus facilmente

  1. Avalie os tipos de poltronas disponíveis. ...
  2. Coma alimentos leves. ...
  3. Vá ao banheiro com antecedência. ...
  4. Vista roupas confortáveis. ...
  5. Leve manta, travesseiro e outros acessórios. ...
  6. Mantenha as cortinas fechadas. ...
  7. Apele para o ASMR.

Segurança 0,000017% O avião é o meio de transporte mais seguro e os números comprovam-no. Tão seguro que a probabilidade de morrer num acidente de um avião comercial está apenas nos 0,000017%. A título de comparação, a probabilidade de morrer num acidente de automóvel é dez vezes maior.

Em resumo, podemos dizer que se todos os procedimentos forem seguidos à risca, voar com chuva e decolar ou pousar com pista molhada é completamente seguro.

Viajar durante o dia ou à noite não faz uma grande diferença. O importante é que você aproveite a viagem!

No Brasil, por exemplo, acidentes de avião são mais comuns que os sobre trilhos. Já os meios de transporte que envolvem maiores riscos de acidentes são bicicleta, moto, carro, ônibus e caminhão.

Viajar de avião é seguro
Em 2019, quase 70 milhões de voos decolaram em todo o mundo, com apenas 287 mortes. De acordo com a análise dos dados do censo do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, as chances de morrer em um avião são de cerca de 1 em 205.552, em comparação com 1 em 102 em um carro.

Viajar de navio não é seguro
Hoje em dia, além de possuir várias estruturas de segurança por toda área dos transatlânticos, a tripulação e os passageiros recebem um treinamento para agir em caso de acidentes. As companhias marítimas contam com todos os métodos para garantir a sua segurança.