Qual é o meio de comunicação mais antigo do mundo?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Carta: entre os gêneros textuais, a carta é o meio de comunicação mais antigo do mundo.

Rádio, o meio de comunicação mais antigo do mundo e que se mantém atual – FARCOM – Federação das Associações de Rádios Comunitárias do Estado do Paraná

A internet é o segundo meio de comunicação usado mais frequentemente pelos brasileiros, atrás da televisão e à frente do rádio, segundo a primeira edição da "Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 – Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira", divulgada nesta sexta-feira (7) e encomendada ao Ibope pela Secretaria ...

A primeira aconteceu no século XIX, com a introdução das impressoras a vapor e do papel de jornal barato. O resultado foi a primeira mídia de massa verdadeira - os jornais 'baratos' e as editoras de livros e revistas em grandes escalas.

Esses instrumentos servem para o compartilhamento de notícias e de conteúdos, são fonte de entretenimento e de educação e também são utilizados para a publicidade. Alguns exemplos de meios de comunicação são os jornais, as cartas, a televisão, a internet, o e-mail, o rádio, os telefones celulares e as redes sociais.

Por séculos, a troca de informações acontecia de pessoa a pessoa ou por documentos em papel. Um grande aliado nessa comunicação foi a criação do telégrafo, um sistema de transmissão de mensagens através de dois pontos graças a ondas de rádio ou fios elétricos.

Resumo sobre meios de comunicação
Jornais, televisão, telefone, computador, celular e internet são os principais meios de comunicação da atualidade.

Você deve pensar: o meio de comunicação mais utilizado é a internet, afinal, tá todo mundo conectado o tempo todo. Mas é importante ficar esperto com outros formatos de mídia, principalmente se você for um profissional da área de comunicação.

Assim, as primeiras cartas foram escritas com um material chamado de papiro, um tipo de papel feito com uma planta chamada papiro e que serviu de suporte para as pessoas escreverem e enviar mensagens muitos anos antes da existência da bíblia, ou seja, 3.000 anos antes de Jesus nascer.

Os meios de comunicação de massa mais comuns são: televisão, rádio, revista, Internet, livros e cinema. Todos eles têm como principais funções informar, educar e entreter de diferentes formas, com conteúdos selecionados e desenvolvidos para seus determinados públicos.

O jornal é um veículo de informação utilizado há mais de 2 mil anos, tendo seu início com o imperador romano Júlio César (100 – 44 a.C). Ele criou a “Acta Diurna”, onde eram divulgadas as suas conquistas militares, esta ata foi considerado o primeiro jornal do mundo.

O rádio foi inventado em 1896. Mas antes disso, diversas outras descobertas foram necessárias para propagação do som por ondas radiofônicas.

Philo Farnsworth, em 1927, criou a forma de televisão que conhecemos hoje.

Data de 10 de setembro de 1808 o número um da Gazeta do Rio de Janeiro, jornal redigido por frei Tibúrcio José da Rocha, considerado o primeiro periódico brasileiro.

Jornais e cartas foram os principais veículos de comunicação desde o surgimento da escrita. Depois, apareceu o telégrafo, capaz de enviar mensagens a longas distâncias. Após o telégrafo, foi inventado o telefone. Passamos dos meios de comunicação escritos para aqueles que enviavam sinais sonoros a distância.

Nos anos 80, o geeks nem ao menos sonhavam com a interação via rede social ou postagens diretas via smartphone. Naquela época, o barulho do discador de telefone era como música para os internautas e o pornô era restrito a asteriscos e barras.