Qual é o médico que cuida do sono?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Neurologista

Neurologista. Embora a apneia obstrutiva do sono seja principalmente um problema respiratório , outros distúrbios do sono, como apneia central do sono, narcolepsia e insônia, podem estar relacionados a problemas neurológicos.

Um psiquiatra é o médico mais capacitado para tratar a insônia. Ele prescreverá medicamentos que auxiliem o paciente a entrar em um estado de relaxamento maior e conseguir dormir.

Depressão, ansiedade, estresses, mania ou hipomania, causas ambientais, barulho, jet lag, sesta durante o dia, trabalho noturno, alimentação e/ou exercício antes de dormir, consumo de álcool ou de cafeína.

Quanto custa um exame de polissonografia? Pode custar entre R$ 600 e R$ 1200, em média, de acordo com a unidade de saúde e conforme a localidade na qual o teste é realizado. A complexidade da polissonografia, determinada pela quantidade de sistemas e funções monitorados, também impacta no preço do procedimento.

Qual a especialidade médica que trata insônia? Atualmente existe uma especialidade médica chamada Clínico do Sono. Esse especialista é o mais recomendado para diagnóstico e tratamento dos transtornos do sono.

Polissonografia é o exame indolor responsável por avaliar a qualidade do sono e identificar complicações. É indicado principalmente para pessoas que apresentam sonolência excessiva, roncos exarcebados e noites mal dormidas frequentes.

Entenda como combater à insônia

  1. Fique longe das luzes. ...
  2. Faça atividades relaxantes durante a noite. ...
  3. Não tente dormir até que sinta sono. ...
  4. Não tome café durante a tarde. ...
  5. Adote horários para o sono. ...
  6. Faça atividades físicas. ...
  7. Faça uma terapia complementar.

Existe na realidade duas bênçãos sobre o sono: a de dormir e a de acordar. O Senhor nos sustenta, não apenas quando estamos acordados, mas também quando estamos dormindo. O versículo 8, do Salmo 4, diz assim: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”.

Além disso, há doenças que podem desencadear ou agravar os episódios de Insônia, como a Síndrome da Apneia Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHO), Depressão, Transtorno de Ansiedade, Fibromialgia e doenças da glândula tireoide, por exemplo.

5 passos para adquirir CPAP pelo SUS

  1. Agende sua consulta pelo SUS.
  2. Primeira consulta com clínico geral.
  3. Primeira consulta com médico especialista.
  4. Agendamento e realização da polissonografia.
  5. Colhendo o resultado da polissonografia.

No dia do exame, lave a cabeça com um shampoo neutro e não utilize condicionador ou cremes, pois eles podem atrapalhar a aderência dos sensores que são ligados ao corpo. Homens também devem se barbear antes da polissonografia, para não impedir a fixação dos sensores.

APÓS O EXAME DA POLISSONOGRAFIA DOMICILIAR
O meu objetivo é disponibilizar o resultado da polissonografia em no máximo 48 horas após o término do seu exame, digo, após a devolução do equipamento na clínica.

Existem alguns relaxantes musculares que podem causar sonolência diurna. Dentre eles, podemos citar: Ciclobenzaprina (Miosan®, Musculare®, etc.); Carisoprodol (Mionevrix®, Mioflex®);

A infusão de Valeriana é um remédio medicinal de ação sedante e anti-inflamatória que além de aliviar a tensão muscular ajuda conciliar o sono profundo. Coloque a colher de valeriana em um copo de água fervendo, e quando terminar de repousar passe por um coador, e adoce com mel. Consuma 2 minutos antes de ir para cama.

“Lançaremos no início do ano o Prysma®, que inaugura a 1ª categoria da Anvisa como inovador diverso e é o único da 3ª geração de indutores do sono no Brasil, oferecendo aos médicos e seus pacientes uma opção para até 8 horas de sono que não causa dependência e com menos efeitos colaterais que os benzodiazepínicos”, ...

A polissonografia é um exame não invasivo feito enquanto o paciente está dormindo. Ao longo de uma noite de sono, dados são coletados para que o médico possa diagnosticar distúrbios de sono, como apneia obstrutiva do sono, movimento periódico de pernas e comportamentos noturnos, como sonambulismo.

A polissonografia é um dos exames mais tradicionais em Medicina do Sono e permite a avaliação objetiva de diversos parâmetros, como o tempo para adormecer, a respiração, a atividade muscular, os estágios do sono e os microdespertares e despertares, entre outros.

LEVE, MODERADA E GRAVE. Segundo a Classificação Internacional de Distúrbios do Sono (ICSD)1, a insônia pode ser classificada de acordo com o grau de comprometimento do funcionamento social ou ocupacional, desta forma, existem três tipos: leve, moderada e grave.