Qual é o médico que cuida da língua?

Perguntado por: imonteiro5 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca.

Já ouviu falar em estomatologia? Essa é uma especialidade da odontologia responsável por tratar de patologias bucais.

Sinais de um problema na língua
Um sinal comum de um problema ou doença na língua é a dor nessa região. A capacidade de sentir o gosto dos alimentos também pode ser afetada quando algo está errado com a língua. A língua também pode ficar inchada ou sofrer alterações de cor ou textura.

Quais são os sintomas do câncer de língua?

  • Dor;
  • feridas que não cicatrizam;
  • mau hálito;
  • dormência na boca;
  • manchas avermelhadas ou esbranquiçadas;
  • dificuldade ou desconforto para mastigar e engolir;
  • formação de um nódulo ou caroço na língua;
  • sangramento na língua ao morder ou mastigar.

Isso pode acontecer por diferentes fatores, como uso de cigarros, má higienização bucal ou por infecções fúngicas, ou bacterianas. Em alguns casos, a língua pilosa pode provocar outros sintomas, como náuseas, mau hálito e gosto metálico na boca.

Você deve procurar o profissional correto seja na rede pública ou privada. Você deve agendar uma consulta com um cirurgião bucomaxilofacial ou com um dentista especialista em estomatologia. Algumas lesões são potencialmente malignas ou mesmo podem ser algum tipo de câncer de boca.

Os Médicos Estomatologistas estão englobados na Carreira Médica Hospitalar e exercem a sua função em hospitais, centros de saúde e clínicas privadas, enquanto que os Médicos Dentistas não estão actualmente contemplados por qualquer carreira e exercem quase exclusivamente em Clínicas Privadas.

Mais de 90% dos cânceres de boca são carcinomas espinocelulares, também chamados carcinomas epidermoides. Células escamosas são achatadas e normalmente revestem a cavidade bucal.

A língua ardendo pode ter diferentes causas e, por esse motivo, não é um sintoma difícil de ser encontrado. Essa sensação pode ser causada por boca seca, deficiências nutricionais, irritações na boca, efeitos colaterais causados por medicamentos, ingestão de alimentos muito quentes ou problemas bucais.

A dor na língua é algo que provoca muito desconforto por conta da sua grande sensibilidade. Aftas, lesões ou infecções podem causar problema em parte, ou em toda a língua. Os tratamentos irão variar conforme a causa. Um indivíduo pode sentir dor na língua e encontrar tratamento em alguns remédios caseiros simples.

Um bom remédio de farmácia é a pomada chamada Omcilon Orabase ou anti-inflamatórios como o Amlexanox 5% em forma de película, para aplicar diretamente sobre a afta também é uma boa opção. Além disso, aplicar o ácido hialurônico 0,2% reduz imediatamente a dor.

A língua branca é resultado de um aumento excessivo de micro-organismos em sua superfície, o que causa um aspecto esbranquiçado e áspero. Esse revestimento branco, também conhecido como saburra lingual, é composto por detritos, bactérias e células mortas que criam uma placa branca na língua.

Procure a Odontocompany
A dormência na boca e na língua, por mais passageira que seja, é um problema bem desagradável. A parestesia costuma ser temporária e desaparecer sozinha dentro de alguns dias – e em alguns casos, até mesmo em meses. No entanto, o recomendado é fazer um acompanhamento com um cirurgião-dentista.

Flogoral pode ser usado no tratamento de aftas e outras manifestações inflamatórias da boca e da língua; na dor de dente e da gengiva (estomatites); e na dor após procedimentos e cirurgias dentárias, da boca ou garganta (retirada das amígdalas e adenoide, extração dentária, entre outras).

O cirurgião-dentista deve realizar o exame clínico extra-bucal (exame da face, regiões submandibular e submentoniana e articulação temporomandibular) e intra-bucal (exame de lábios, bochecha, língua e palato), incluindo visualização e palpação, de forma a detectar anormalidades.

O que é HPV na boca? O HPV é um DNA vírus que possui tropismo por pele e mucosas do organismo. Quando está presente na mucosa oral, as manifestações clínicas mais frequentes são condiloma, papiloma e verruga na cavidade oral, e são causados principalmente pelo HPV 6 e 11.

Glossite é o termo médico utilizado para designar um processo de inflamação ou de infecção na língua dos pacientes, podendo ser tratada por um médico ou dentista, dependendo dos sintomas que são apresentados. A glossite causa uma série de mudanças na aparência da língua, além de causar dores e incômodos.

Alterações de humor por estresse e ansiedade
Quando a ansiedade se torna uma condição patológica, mudanças corporais começam a aparecer. Esse cenário altera todo o sistema nervoso e por isso podem ocorrer episódios de formigamento na língua, acompanhados de perda de paladar e gosto ruim na boca.

A Cleveland Clinic explica que uma língua saudável é rosada e tem pequenos nódulos chamados papilas sobre sua superfície. Alguns problemas de saúde podem alterar a aparência da língua, e alguns deles são graves.