Qual é o médico que cuida da bexiga hiperativa?

Perguntado por: amatos . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

O médico urologista é o especialista recomendado para avaliar e tratar os sintomas de BH. Quanto antes você buscar ajuda, maiores são as chances de conseguir um tratamento efetivo. Saiba mais sobre Bexiga Hiperativa.

Caso não tratada adequadamente, a bexiga hiperativa pode provocar grande redução da qualidade de vida do paciente, principalmente naqueles que não conseguem ter uma contínua noite de sono.

Em quadros mais graves de bexiga hiperativa, pode ser preciso adotar algum tipo de intervenção cirúrgica. Nesses casos, o objetivo é melhorar a capacidade da bexiga de armazenar urina e reduzir a pressão na bexiga.

Extrato de sementes de abóbora: alguns estudos científicos comprovam que o extrato de sementes de abóbora pode ser uma opção de tratamento natural para bexiga hiperativa, assim como para a incontinência urinária.

Entre os exames que podem ser necessários estão a ultrassonografia renal e de vias urinárias, a mensuração do resíduo pós-miccional, o estudo urodinâmico e a cistoscopia. O diário miccional e os questionários de sintomas urinários são uma importante ferramenta na avaliação do paciente com bexiga hiperativa.

A bexiga hiperativa pode ocorrer quando os sinais nervosos transmitidos do cérebro para a bexiga não funcionam corretamente, sendo enviados em um momento em que a bexiga ainda não está cheia. Uma outra possível causa é quando os músculos na bexiga não estão muito ativos.

O tratamento principal baseia-se na medicação . Quando o tratamento medicamentoso falha (pode ocorrer em até 30% das pacientes), uma terapia promissora é a injeção de toxina botulínica na bexiga. Com anestesia, aplica-se a substância em 30 pontos da bexiga. A durabilidade é de 6 a 9 meses.

Beber muito líquido pode piorar os sintomas, mas não beber o suficiente pode fazer com que a urina fique concentrada e irritar o revestimento da bexiga, aumentando a vontade de urinar.

A resposta é que a Bexiga Hiperativa, como falamos anteriormente, tem características específicas como o aumento da frequência das micções, urgência em urinar e noctúria (vontade de urinar durante a noite). Já a Incontinência Urinária é definida pela perda involuntária de urina.

Principalmente urgência que é a necessidade súbita de ir ao banheiro e por vezes acompanhada de dor. Outro sintoma é frequência aumentada, que para mulher, significa ir mais de 7 vezes ao banheiro durante o dia.

“Ter bons hábitos alimentares, praticar exercícios físicos, ter horas de lazer e estar de bem com a vida pode ajudar a evitar a SBH”, orienta.

Então, as dicas a seguir podem ajudar a acalmar sua bexiga hiperativa: Contraia o assoalho pélvico: isso sinaliza para a bexiga parar de urinar. O músculo da bexiga então relaxará; Incline-se para a frente: Incline-se para a frente com a parte superior do corpo – semelhante a amarrar os sapatos.

A neuromodulação sacral, usada especialmente para bexiga hiperativa, também é uma opção cirúrgica. Nesse caso, é inserido um marca-passo que solta estímulos elétricos para evitar que a bexiga contraia fora de hora. Os procedimentos, no geral, são simples e não costumam exigir anestesia geral.

Como aliviar a bexiga hiperativa? A melhor forma de aliviar a bexiga hiperativa é a partir dos métodos corretos e seguir corretamente o que seu fisioterapeuta e seu médico indicar. Coma os alimentos corretos, faça exercícios que estimulem seu assoalho pélvico, beba muita água, tente reduzir o peso e pare de fumar.

Cereais, fruta e vegetais
Escolha alimentos que favoreçam o trânsito intestinal, como cereais, feijão, ameixa, kiwi, melancia, espargos, cenoura e beterraba. Um consumo reduzido de vegetais, fruta e cereais pode causar obstipação, que agrava os sintomas de hiperatividade vesical.

A bexiga hiperativa impede que você controle o momento de urinar e a quantidade de urina. De forma inesperada, a urina pode escapar em pouca ou grande quantidade, ou você pode ter de ir ao banheiro com muita frequência.

Como lidar com a incontinência urinária?

  1. Esvazie bem a bexiga. ...
  2. Pare de fumar. ...
  3. Reduza o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas. ...
  4. Cuidado com a alimentação. ...
  5. Mantenha-se hidratado. ...
  6. Procure manter o peso ideal. ...
  7. Evite exercícios de alto impacto. ...
  8. Procure ajuda profissional.

O tratamento da bexiga hiperativa deve ser feito com orientação do urologista ou clínico geral, que podem indicar:

  1. Exercícios de Kegel. ...
  2. Fisioterapia uroginecológica. ...
  3. Uso de remédios. ...
  4. Aplicação de toxina botulínica. ...
  5. Estimulação percutânea do nervo tibial. ...
  6. Cirurgia.

Faça exercícios de Kegel sempre que possível – Estes exercícios consistem na contração e no relaxamento muscular do pavimento pélvico, realizados em ciclos variáveis de cinco a dez segundos. Fazendo-os sempre que possível estará a tonificar os músculos, favorecendo um melhor controlo da uretra.

A fisioterapia pélvica é considerada a primeira linha de tratamento na Bexiga Hiperativa, ou seja, a primeira tentativa que o paciente deve tentar.