Qual é o mecanismo de ação da escopolamina?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

A Hioscina age bloqueando os receptores muscarínicos da acetilcolina (antagonista muscarínico) da musculatura lisa, impedindo a sua contração, diminuindo dor e desconforto gástrico. Pode ser associada com analgésicos como paracetamol ou dipirona a fim de otimizar a diminuição do estímulo da dor.

Farmacodinâmica. Butilbrometo de Escopolamina exerce atividade espasmolítica sobre a musculatura lisa do trato gastrintestinal, geniturinário e vias biliares.

BUSCOPAN COMPOSTO tem ação antiespasmódica, agindo sobre as contrações dolorosas e aliviando de forma rápida e prolongada as cólicas, dores e desconforto abdominais. Possui também importante propriedade analgésica, o que faz com que diminua a percepção da dor.

CAS: 149-64-4 Classe terapêutica: analgésicos e antiespasmódicos.

butilbrometo de escopolamina, solução injetável, deve ser administrado lentamente por via intravenosa, intramuscular ou subcutânea.

Indicações: butilbrometo de escopolamina + dipirona monoidratada é indicado para o tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais.

Os anticolinérgicos são antagonistas de receptores muscarínicos, inibindo o reflexo colinérgico de broncoconstrição e reduzindo o tônus vagal das vias aéreas. Além destas ações estas drogas apresentam ações anti-inflamatórias.

Os anticolinérgicos, tanto de origem vegetal como os sintetizados no laboratório, atuam principalmente produzindo delírios e alucinações. São comuns as descrições pelas pessoas intoxicadas de se sentirem perseguidas, de verem pessoas e bichos, etc.

Buscopan (escopolamina): para que serve.

Mecanismo de ação
A atropina inibe as ações muscarínicas da acetilcolina nas estruturas inervadas pelos nervos colinérgicos pós-ganglionares e nos músculos lisos que respondem à acetilcolina endógena, mas não são tão inervados.

Devido a sua alta afinidade pelos receptores muscarínicos e nicotínicos, o butilbrometo de escopolamina é distribuído principalmente nas células musculares das regiões abdominal e pélvica, assim como nos gânglios intramurais dos órgãos abdominais.

Buscopan® relaxa os espasmos musculares dos órgãos abdominais agindo somente onde ocorrem dores e cólicas - no abdômen.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? BUSCOPAN promove alívio rápido e prolongado de dores, cólicas e desconforto abdominal. O seu início de ação no aparelho digestivo ocorre entre 20 e 80 minutos depois de ingerido.

BUSCOPAN COMPOSTO é uma associação medicamentosa para uso oral e injetável, composta de butilbrometo de escopolamina e dipirona sódica. O butilbrometo de escopolamina exerce um efeito espasmolítico na musculatura lisa do trato gastrintestinal, das vias biliares e geniturinárias.

O efeito colateral é qualquer tipo de resposta diferente do organismo às substâncias contidas no medicamento, que são paralelas às que são desejadas ou esperadas pelo fármaco. Já o chamado efeito adverso e qualquer resposta do remédio que seja indesejada ou prejudicial ao paciente.

Escopolamina – Associações (ver orientações do fabricante)
Cada 1 mL contém: dipirona sódica 333,4 mg + brometo de n-butilescopolamina 6,67 mg. Boehringer; G. Buscopan Composto – antiespasmódico – cólica – comprimido (dipirona sódica 250 mg + brometo den-butilescopolamina 10 mg). Boehringer.