Qual é o material que é feito o celular?

Perguntado por: mcosta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Além dos metais tóxicos, o celular também é composto por carcaça, placa de circuito impresso, bateria e chip. A carcaça é feita de polímeros plásticos, podendo ser de policarbonato (PC), poliamida (PA), blendas de policarbonato (PC) e acrilonitrilabutadieno estireno (ABS, na sigla em inglês).

Os materiais usados na fabricação do celular incluem metais como cobre, ouro, prata, alumínio, níquel e lítio, além de plásticos e vidros especiais. Esses materiais são obtidos por meio da mineração e do refino de minerais em diversas partes do mundo.

De acordo com a Statista, os materiais mais utilizados na construção de um smartphone são, do mais usado ao menos utilizado silicon, plástico, ferro, alumínio, cobre, chumbo, zinco, estanho, níquel e bário.

Dentre os diversos recursos extraídos do meio ambiente para a produção de um smartphone, destacam-se minerais como lítio, tântalo e cobalto, além de metais raros, como a platina, o que intensifica a pegada global em 18 m² de solo, 12.760 l de água e 16 kg de emissões de carbono.

Mas em todos os países em que a empresa opera os celulares são fabricados na China e no Vietnã.

LCD. As telas LCD (Liquid Crystal Display, ou Display de Cristal Líquido em português) são com certeza os modelos mais populares.

O vidro usado na maioria dos smartphones disponíveis no mercado pertence à família dos óxidos, na qual cada átomo de silício se liga a quatro átomos de oxigênio. Esse tipo de ligação é responsável pela criação de um vidro rígido, que não permite deformações.

LCD, IPS, OLED, AMOLED, Retina e TFT são algumas siglas de tecnologias usadas em telas de celulares e eletrônicos em geral.

Robôs e equipamentos são utilizados para posicionar as soldas de maneira exata. Em seguida, a placa é conduzida até um forno, para que o calor fixe totalmente os chips, conexões, sensores e todos os demais itens. Seguindo na linha de produção, os outros itens são acoplados, como a tela e a carcaça.

De acordo com pesquisa da Mind your Step, feita a pedido da Friends of the Earth, entidade de proteção do meio ambiente, a produção de um smartphone consome em torno de 12.760 litros de água – o equivalente ao volume transportado por um caminhão-pipa médio.

Celular na prisão custa até R$ 25 mil.

0,034g

Os celulares modernos são pequenos depósitos de metais preciosos. Um iPhone, por exemplo, pode conter 0,034g de ouro, 0,34 de prata, 0.015 de paládio e menos de um miligrama de platina. E também contém metais mais mundanos, mas também significativos, como o alumínio (25g) e cobre (15g).

O termo “celular” foi escolhido porque cada torre e seu mapa de cobertura pareciam uma célula biológica. Acabou que os aparelhos que operam nesse tipo de rede sem fio passaram a ser chamados de telefones celulares. No inglês, o termo “mobile phone” surgiu antes de “cellular phone”.

Telefones celulares contêm uma grande variedade de metais preciosos, como ouro e prata, e diferentes tipos de plástico e outras substâncias como chumbo, mercúrio, cádmio, arsênico.