Qual é o material mais duro?

Perguntado por: hmendes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

O diamante

O diamante ainda continua sendo o sólido mais duro (difícil de ser riscado) encontrado na natureza que se conhece até hoje.

Grafeno

Grafeno está em segundo lugar. O posto de material mais resistente do mundo foi por muito tempo do diamante, capaz de suportar uma pressão de até 97 megapascals (cerca de 9 mil vezes a pressão atmosférica) antes de se romper e podendo ser riscado apenas por outro diamante.

Quando mais duro o objeto testado, maior o valor na escala. Um diamante na natureza, por exemplo, tem entre 70 a 100 GPa de dureza. Aço maciço tem cerca de 9 GPa. Obviamente, o Q-Carbon não está sozinho no páreo nessa disputa.

o diamante

É o diamante. Ele ainda mantém o posto de material mais duro existente na natureza. O mineral suporta uma pressão de até 97 megapascals (cerca de 9 mil vezes a pressão atmosférica) antes de se romper e só é riscado por outro diamante.

Tungstênio

A História do Tungstênio. Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.

O aço inox é mais resistente à corrosão e oxidação do que o aço carbono, e isso acontece porque as duas ligações são compostas de elementos diferentes em concentração e objetivo. O aço carbono é composto apenas por ferro e carbono.

É um elemento químico representado pelo símbolo Ti, é um metal de transição de brilho prateado mais leve e mais resistente do que o aço, e quase tão resistente à corrosão quanto a platina.

Material mais forte do mundo
O grafeno consiste em uma estrutura hexagonal de átomos de carbono, similar à dos favos de mel de uma colmeia, mas com apenas um átomo de espessura. Como um material bidimensional, todos os seus átomos estão expostos na superfície.

O diamante é altamente duro, ou seja, risca qualquer outro material existente, no entanto, sua tenacidade não é grande como sua dureza. Sendo assim, o diamante pode sim ser quebrado, mas só pode ser riscado por outro diamante. Uma martelada em uma pedra de diamante pode quebrá-lo em diversos pedaços.

O diamante é o mineral que apresenta maior dureza na escala de Mohs, ou seja, não pode ser riscado por nenhum outro mineral ou substância que possua uma dureza inferior a 10.

o diamante

Já o diamante, é o mais duro, sendo assim, risca todos os outros minerais e não pode ser riscado por nenhum deles, apenas por outro diamante.

ródio

Ouro, prata e platina são os metais preciosos mais populares do mundo. No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio. Nos últimos anos, seu preço aumentou surpreendentes 265%. De acordo com analistas de mercado, pode continuar subindo.

Material mais resistente do mundo
O grafeno é famoso e muitos ainda se referem a ele como o material mais forte do mundo. Mas ele possui um parente bem próximo, chamado nitreto de boro hexagonal, que, além de muito parecido com seu primo mais famoso, é capaz de suportar uma força 10 vezes maior do que o grafeno.

Painita

1- Painita
A Painita foi encontrada em 1950 e possui uma cor alaranjada puxada para o marrom, e até hoje no mundo todo só foram encontradas 2 pedras de painita, tornando-a a pedra mais rara do mundo.

O diamante é classificado como o mais duro e possui o índice 10; o mais mole é o talco, classificado com o índice 1.

Berilo vermelho
A pedra chega ser 8 mil vezes mais difícil de ser encontrada do que os rubis, por exemplo, que também são raros.

O microlattic metálico é o metal mais leve do mundo e um dos materiais estruturais mais leves que existe na atualidade. Este material poroso sintético, feito de tubos de fósforo e níquel, tem uma densidade tão baixa quanto 0,9 miligramas por centímetro cúbico.

Ou seja, o grafeno é um material mais forte que o diamante, constituído de folhas de carbono com um átomo de espessura, leves, flexíveis e mais condutivas que o silício.

O ferro, por exemplo, reage facilmente com o oxigênio, o que não acontece com o elemento ouro. Por esse motivo, o ouro é considerado mais nobre que o ferro. Como os metais nobres apresentam reatividade pequena, eles possuem uma maior resistência a sofrer oxidação (perda de elétrons) e redução (ganho de elétrons).

O nióbio é um raro e estratégico minério utilizado na industrialização de produtos que suportem altas e baixas temperaturas como aviões e foguetes.