Qual é o material da cola quente?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

A composição do Bastão de Cola Quente, que também é chamado de adesivo termoplástico, é basicamente um composto de Resina de E.V.A + Colofónia utilizado para colar os mais diversos tipos de superfícies, tais como: isopor, papel, madeira, tecido, papelão, flores artificiais, fabricação de móveis, bijuterias, fixar fios ...

Além da cola quente, outro tipo de cola para artesanato é a cola de silicone, que pode ser usada em materiais variados, como isopor, EVA, tecidos sintéticos e até vidro e fibra de vidro.

O segredo dos Bastões de Cola Quente Rhamos e Brito - Linha Supramelt®, também chamado de adesivo termoplástico, está em sua composição, feito com as melhores resinas extraídas do petróleo, um complexo composto de Resina de E.V.A e Resina Taquificante, utilizado para colar os mais diversos tipos de superfícies.

Cola de silicone
Essa cola leva 24 horas para secar, lembra a cola quente só que possui compostos que deixam o material em forma líquida. Cola muito bem EVA, Feltro, tecidos sintéticos e isopor.

POXIPOL

POXIPOL® desenvolve cola resistente a altas temperaturas
A cola é resistente até a temperatura de 120ºC. Porém, é importante ressaltar que POXIPOL® não é um adesivo resistente ao fogo, ou seja, as peças coladas com o material não podem ser expostas a chamas ou temperaturas superiores a 120ºC.

Cola de Poliuretano

Cola de Poliuretano (PU)
Bastante aderente e de secagem rápida, esse produto chama a atenção por ser resistente à água, podendo ser empregado em itens que serão expostos à chuva ou umidade.

Muito prática, adere a vários tipos de superfícies, como: madeira, cerâmica, vidro, papel e alguns plásticos. Ter uma dessa dentro de casa com certeza será sua salvação em várias oportunidades. Além disso, com ela você pode confeccionar inúmeras peças que facilitarão na organização e na decoração de sua casa.

EVA em EVA
Outra opção é utilizar cola quente. Mas, é sempre bom prestar atenção no acabamento das peças, porque esse tipo de cola sempre gera um volume entre as camadas e a emenda pode acabar ficando aparente. A cola quente também é ideal para trabalhos com EVA e isopor.

A cola produzida pela Caulobacter tem uma força de adesão de 68 newtons por milímetro quadrado (N/mm2), enquanto as melhores "supercolas" disponíveis comercialmente quebram-se quando sujeitas a forças de no máximo 28 N/mm2.

A melhor cola para utilizar em plásticos flexíveis é a Loctite Super Bonder Power Flex Gel. O líquido claro à prova de umidade, seca transparente e cria uma cola que não quebra facilmente, nem amarela diante a exposição aos raios solares/UV.

É um produto atóxico composto por três derivados do petróleo:

  1. Álcool polivinílico, o qual é misturado com água e aquecido a 70ºC;
  2. Persulfato de amônio que também é combinado com água, mas em temperatura ambiente;
  3. Acetato de vinila, um líquido incolor com propriedades adesivas.

Tekbond

A Cola Tudo Tekbond é um adesivo versátil desenvolvido com tecnologia de ponta. Possui um alto poder de colagem entre os mais diferentes tipos de materiais, desde os menos porosos como metais e vidro, até os mais porosos, como madeira. É um adesivo sem cheiro, transparente flexível, resistente a impactos e vibrações.

Ela foi inventada em 1940 pelo engenheiro químico e de embalagens da Procter & Gamble, Paul Cope, como uma melhoria para os adesivos à base de água, que costumavam falhar em climas úmidos.

Veja a seguir outros tipos de colas bastante populares!

  • Cola branca extra. A cola branca extra é atóxica, lavável e semelhante à escolar, contudo, serve para executar projetos domésticos. ...
  • Cola quente. ...
  • Cola spray. ...
  • Cola branca escolar. ...
  • Cola permanente reposicionável. ...
  • Cola de silicone. ...
  • Cola universal.

Olha, a cola de silicone pode ser usada em materiais como feltro, tecidos sintéticos, EVA, couros, madeira, metais e isopor, tá? E esse tipo de cola dá um ótimo acabamento na hora de aplicar pecinhas de decoração, como lacinhos e contas!