Qual é o masculino de vossa senhoria?

Perguntado por: rjaques9 . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Pronomes de tratamento - Você, senhor, vossa excelência e outros

PronomeAbreviaturas - SingularEmprego
Vossa MajestadeV.M.reis, imperadores
Vossa ReverendíssimaV.Rev.masacerdotes
Vossa SenhoriaV.S.aautoridades, tratamento respeitoso, correspondência comercial
Vossa SantidadeV.S.Papa, Dalai Lama

- se a um homem, usamos adjetivos e particípios no masculino: . Vossa Senhoria foi convocado para depor.

Além do uso de Vossa Senhoria, Vossa Alteza, Vossa Majestade,…, também é possível o uso de Sua Senhoria, Sua Alteza, Sua Majestade,…

Quando usar Vossa Senhoria? Vossa Senhoria é um pronome de tratamento, também chamados de axiônimo. Pronomes de tratamento ou axiônimos estão incluídos no grupo dos pronomes pessoais e são formas mais corteses e reverentes de nos dirigirmos à pessoa com quem estamos falando ou de quem estamos falando.

Ela/dela para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes femininos. Ele/dele para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes masculinos. Elu/delu para se referir a alguém que prefere o uso de pronomes neutros ou que é adepto da linguagem neutra.

«Reverendo Senhor Padre... » Pessoalmente, poderemos dizer «Reverendo Senhor Padre...» ; ou, se houver maior intimidade, «Reverendo Padre...»

VI. Como se dirigir aos Governadores e Prefeitos

  1. A carta começa com: Vossa Excelência.
  2. No corpo do texto: Excelentíssimo Senhor Governador/Prefeito.
  3. No envelope: Ao Excelentíssimo Senhor Fulano de Tal ou DD. Governador Fulano de Tal.

Locução pronominalEditar

SingularPlural
MasculinoVossa ExcelênciaVossas Excelências
Feminino

Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: “Vossa Senhoria nomeará seu substituto” (e não “Vossa ... vosso...”).

Vossa Senhoria é um pronome de tratamento, que deve ser abreviado como V.S. ª quando necessário. Deve ser utilizado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos, geralmente em situações formais, quando nos dirigimos a pessoas com grande prestígio social.

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

Gramaticalmente, são chamadas de vocativos. Servem para que você CHAME O JUIZ (a). Ex.: Ao entrar ao gabinete/vara, fala-se: “Meritíssimo/ Excelentíssimo, posso entrar?" VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento.

Portanto, legalmente falando, o Advogado, habilitado segundo o Estatuto da OAB, é Doutor.

Significado de V. Exa. pronome Vossa Excelência; modo respeitoso e cortês usado para demonstrar reverência em relação à pessoa com quem se fala, geralmente usado para se dirigir aos indivíduos que ocupam altos cargos públicos: V. Exa., o senhor vice-presidente da República, fará seu discurso hoje?

“Ela/dela”, “Ele/dele”, “Elu/delu”, “Ile/dile” são algumas dessas possibilidades. Com “ela” e “ele” você, provavelmente, está familiarizado desde que nasceu. Já “Elu/delu” e “Ile/dile” são pronomes considerados “neutros” e integram sistemas da chamada linguagem não binária – também conhecida como linguagem neutra.

Peter = f. Laura = b. The dog = g.

Masculino: ele/dele/seu (inglês: he/him/his)

Abreviação de namorado(a) muito usada em redes sociais.

O que é Mister: Mister é um pronome de tratamento em inglês e significa senhor. Sua abreviação é Mr.