Qual é o masculino de tubarão?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

A palavra tubarão é um nome epiceno. Os nomes epicenos possuem um único género para designar animais de ambos os sexos, e para estabelecer o contraste de género pode recorrer-se à composição morfossintáctica, acrescentando-se as palavras macho ou fêmea. Assim, para a palavra tubarão, o feminino é tubarão-fêmea.

tubarõezinhos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Significado de Tubarão
substantivo masculino Designação geral dos grandes seláquios, peixes de corpo alongado e de nadadeiras peitorais moderadamente desenvolvidas; cação, esqualo.

Assim, para a palavra tubarão, o feminino é tubarão-fêmea. Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.

O que diz a Norma Culta
Portanto, para saber como se chama a fêmea do tubarão, a resposta é simples: tubarão fêmea. Portanto, qualquer outra combinação ou substantivo é errado: *a tubarão, *tubaroa, etc.

urubus | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

baleias | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa sem Acordo.

aviões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

dragões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

irmãs | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

tubarãozão | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

MC Daniel e MC Ryan SP cantam "Tubarão Te Amo" | TVZ Pocah | Música Multishow - YouTube.

megalodonte

A maior espécie de tubarão do mundo foi extinta há três milhões de anos, mas um colar com os dentes do animal foi descoberto nesta semana em meio aos destroços do Titanic, que naufragou em 1912. Três vezes maior que o tubarão-branco, o megalodonte podia chegar a medir 18 metros de comprimento e pesar até 60 toneladas.

A visão dos tubarões tem um alcance de dois a três metros de distância e seu ouvido, além de ser responsável pelo equilíbrio, é capaz de sentir as vibrações de um peixe a se debater até a 600 metros de distância. O tubarão-branco, por exemplo, pode até mesmo enxergar fora da água.

No Brasil, observam-se inclusive regionalismos sobre o uso do termo: em alguns locais, é apontado que cação é o filhote de tubarão; em outros, que a partir de determinado tamanho, considera-se como cação ou tubarão; e mais, que são animais taxonômicos diferentes.