Qual é o masculino de galo?

Perguntado por: lmaldonado . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

substantivo masculino Gênero de aves galináceas de bico pequeno, crista carnuda e asas curtas e largas. Macho da galinha doméstica.

Plumagem: as cores são muito mais brilhantes e marcantes nos galos, enquanto as galinhas têm penas menos iridescentes e mais opacas. Os destaques azuis e esverdeados são mais proeminentes nos galos. A crista: Os machos têm uma crista grande e conspícua. As galinhas, por outro lado, têm uma crista menor.

A crista ajuda na regulação da temperatura do corpo dos animais e tem funções reprodutoras, porque quanto mais bonita é a crista, mais chances o macho tem de encontrar uma parceira.

SubstantivoEditar

MasculinoFeminino
SingularSingular
Normalgatogata
Aumentativogatãogatona
Diminutivogatinhogatinha

O apelido Galo surgiu em meados da década de 1930, quando torcedores do Atlético Mineiro adotaram a ave como o mascote oficial do clube. Isso porque, na época, havia um galo que era simplesmente imbatível nas rinhas de Belo Horizonte, o qual curiosamente era preto e branco – as mesmas cores do time mineiro.

Significado de Galos
Galos é o plural de galo.

N.E.: a palavra galo tem um aumentativo irregular, ou seja, que não segue as regras canónicas de construção dos aumentativos: galaroz. A par deste aumentativo irregular tem alguns diminutivos igualmente irregulares: galarote, galarucho, galisco e garnisé.

Se os primeiros ovos amnióticos surgiram há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as primeiras galinhas por volta de 58 mil anos, agora fica bem mais fácil de responder à pergunta inicial. E a resposta é: quem veio primeiro foi o ovo.

Pode comer galo? Apesar de menos comum por aqui, o galo também pode ser a estrela principal de alguns pratos. Como a carne é mais firme, o cozimento também é mais demorado. Na França, por exemplo, o animal costuma ser preparado no Coq au Vin, quando a ave é cozida com vinho.

A galinha não depende do galo para produzir ovos, porém a participação do macho é fundamental para que ocorra a fertilização deles. O galo é o fornecedor de espermatozoides que precisam se fundir com os óvulos da fêmea para que haja a fecundação.

Eles cantam não para nos acordar, mas para demarcar território e indicar que quem manda naquele espaço é ele”, salienta. Ou seja, como os galos são animais territorialistas, o canto antes do amanhecer serve para que ele demarque seu território.

A expressão “Missa do Galo” é específica dos países latinos e deriva da lenda ancestral segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando a vinda do Messias, filho de Deus vivo, Jesus Cristo.

Já na tradição cristã o galo é o símbolo de Cristo, como a águia e o cordeiro, acentuando com particular relevo o seu simbolismo solar, a luz e a ressurreição. Como Cristo o galo anuncia a luz que sucede à noite.

Sapa

Sapa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Qual o feminino de sapo? O feminino de sapo é sapa. Sapa (do latim sappa-, «sachola»), além de ser a fêmea do sapo, também significa «pá para levantar a terra cavada» ou «mulher de estatura baixa» - 7ª.

O verbete porca é uma forma flexionada de "porco".

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinocoelhocoelhos
Femininocoelhacoelhas
Comum aos dois géneros/gêneros