Qual é o marimbondo mais perigoso?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Marimbondo-cavalo, cavalo-do-cão ou marimbondo caçador. Os apelidos nada simpáticos podem variar, mas todos se referem ao inseto com a picada mais dolorosa do mundo. A ferroada desse tipo de vespa da família Pompilidae, do gênero Pepsis, atinge o grau 4 Escala Schmidt, que mede a intensidade das picadas.

Muitas das vítimas são alvos de dezenas de ferroadas. Os médicos chineses alegam que 10 picadas deste tipo de marimbondo são suficientes para que uma pessoa tenha que buscar ajuda médica. A toxina dos ferrões também podem provocar choques anafiláticos mesmo em pessoas que não são alérgicas.

Os marimbondos são importantes controladores das populações de insetos e indispensáveis ao equilíbrio ecológico ².

Camoatim

A Camoatim é uma das raras espécies de vespas que produzem e armazenam mel como as abelhas, mas em pouca quantidade. O mel é comestível, apesar de ser difícil de comer, porque o favo é de papel.

Esse som é feito pela forma que elas raspam suas mandíbulas na caixa do ninho. Ao emitir esse sinal, o marimbondo-tatu dá indícios de seu incômodo e de como é uma das vespas mais agressivas que existem.

Por serem insetos sociais (vivem em grupamentos divididos em castas com características morfológicas e funções definidas), os marimbondos costumam atacar em bandos quando se sentem ameaçados.

Também é importante lembrar que você não pode cortar o local da picada, nunca chupar o veneno, não passar álcool e não tomar leite.

Mosquitos

Mosquitos:
Os mosquitos são as espécies mais perigosas do planeta. O inseto mortal causa 1 milhão de mortes a cada ano, pela transmissão da malária. Além da malária, os mosquitos também espalham dengue, febre amarela, encefalite, zika vírus e vírus do Nilo oeste.

se forem picadas, podem morrer”, informa. Para o ambientalista e diretor do Instituto Jacarenema de Pesquisa Ambiental, Petrus Lopes, para vítima da picada morrer, é necessário ser alvo de um enxame de marimbondos.

Uma sugestão é utilizar um produto com cheiro forte e ação repelente, por exemplo, o óleo de citronela ou de eucalipto, para mascarar o feromônio, dificultando assim a instalação desses indivíduos no local.

Por serem territorialistas, os marimbondos vão detestar a ideia de ver um outro ninho na área pretendida. Logo, eles se afastam. Mesmo sem comprovação cientifica, o método tem ajudado manter longe os indesejáveis visitantes do lar de quem decide usá-la.

À noite, quando os insetos já estiverem retornado para a casa, é o melhor horário para eliminar os ninhos de vespas e marimbondos.

Ao contrário das abelhas, esses artrópodes não deixam o ferrão no local da picada. Por serem maiores e fisicamente mais assustadores aparentam ser mais venenosos que as abelhas, o que não é verdade. Os efeitos do veneno são semelhantes aos das abelhas, porém menos intensos.

As abelhas-rainha, vespas, marimbondos e mamangavas podem picar várias vezes porque não perdem o ferrão. E quantas vezes o zangão pica? A resposta é: nenhuma!

Conheça o Marimbondo-cavalo
O marimbondo-cavalo é uma vespa típica em diversas regiões das Américas do Sul, Central e do Norte. Além dessa espécie, o gênero Pepsis conta com mais de 250 tipos de insetos diferentes.

O marimbondo não é agressivo e ataca somente para se defender. DIETA: Os marimbondos se alimentam de insetos vivos e mortos. Eles paralisam a vítima sem matar para alimentar suas larvas.

1 Denominação comum às vespas sociais de origem brasileira, de coloração negra, com traços amarelos transversais, cujos ninhos são esféricos; eixu, exu, siçuíra. 2 Pequena vespa social ( Protonectarina sylveirae ), de origem brasileira, com a extremidade do abdome amarela; marimbondo-de-bunda-amarela.

O nome dela é @suelenbissolati, de 28 anos.

Primeiramente, os marimbondos são insetos que pertencem à ordem dos himenópteros. Eles são responsáveis pela polinização de diversas espécies de plantas. Dividem-se nas subordens Apocrita e Symphyta. As larvas da subordem Apocrita são usualmente carnívoras ou parasitoides, enquanto que as da Symphyta são herbívoras.