Qual é o mamífero que bota ovo?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

ornitorrincos

Mais de 200 anos depois, os ornitorrincos, que são naturais da Austrália e da Tasmânia, continuam intrigando por suas características peculiares. Uma das mais famosas é o fato deles, junto com as equidnas, serem os únicos mamíferos que botam ovos, ou seja, são ovíparos.

Os animais ovíparos são aquelas espécies que nascem e se reproduzem através de ovos. Parte do desenvolvimento embrionário acontece fora do corpo materno, na água ou na terra. As espécies de animais ovíparos depositam ovos no meio externo com o embrião ainda se desenvolvendo.

A fêmea do ornitorrinco faz ninhos para colocar seus ovos, assim como as aves. Já a equidna desenvolve uma dobra de pele na região do ventre, onde carregam os ovos depois da postura. Essa dobra desaparece depois do fim do período reprodutivo.

tubarões-lixa

Os tubarões-lixa têm ampla distribuição e é considerada uma espécie ovípara.

Mas a verdade é que golfinho é mamífero. O que diferencia essa classe de animais de todas as outras é o fato de possuir glândulas mamárias e ter pelos no corpo. Já os peixes são bichinhos aquáticos que têm cores, tamanhos e comportamentos diversos, mas que não têm capacidade de produzir leite ou pelos.

O ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) é um animal que vive exclusivamente na Austrália e apresenta características muito peculiares. Apesar de botar ovos, ter uma estrutura semelhante a um bico e patas que se assemelham a de patos, esse animal é um mamífero.

o morcego

Único mamífero que voa por conta própria, o morcego é um acrobata do ar: faz manobras bruscas, voa em condições turbulentas e paira no ar. Tanta habilidade não depende só do sofisticado sistema de localização espacial que funciona como um sonar.

Os animais ovovivíparos são aqueles cujo desenvolvimento embrionário ocorre dentro de ovos que se desenvolvem dentro do corpo materno.

Os maiores ovos entre as aves são os ovos de avestruz: em média, pesam 1 quilo e 300 gramas. O ovo de avestruz mais pesado do mundo chegou a pesar 2 quilos e 265 gramas!

Já viram ovos miniaturas botados por garnizés? R: As galinhas garnizés, miniaturas ou bantans de origem botam ovos pequenos, mas não em tamanho tão diminuto. Provavelmente, os mini ovos são de uma ave em idade muito jovem, que ainda está desenvolvendo seus órgãos reprodutores e teve uma postura precoce.

Sendo assim, podemos categorizar todos os animais como vivíparos (desenvolvimento embrionário no interior do corpo do progenitor), ovíparos (desenvolvimento embrionário externo ao corpo do progenitor, geralmente num ovo) e ovovivíparos (forma intermediária na qual os embriões se desenvolvem em ovos que continuam no ...

A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo. Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento.

Você provavelmente nunca ouviu falar do maleo (Macrocephalon maleo), uma ave ameaçada de extinção encontrada exclusivamente na ilha indonésia de Sulawesi.

Conclusão, as baleias e os golfinhos não põem ovos porque são mamíferos marinhos. Portanto, dão à luz como nós humanos.

Os ovos destes animais também chamados de bolsa de sereia, tem a forma retangular (tipo envelope) com projeções em tubo que saem pelos quatro cantos, por onde a água passa para chegar até o embrião levando oxigênio e nutrientes para finalizar o seu desenvolvimento.

São exemplos de animais ovíparos: galinha, pinguim, algumas espécies de peixes, tartaruga-marinha, sapos, jacaré, canário, pavão, ornitorrinco, equidna, aranha, borboleta, abelha e caracol.

A baleia-azul (Balaenoptera musculus) é o maior mamífero e o maior dentre todos os animais da Terra. Esse cetáceo pode ter mais de 30 metros de comprimento e pesar mais de 160 toneladas.

Os mamíferos aquáticos compõem o grupo de animais em que as fêmeas possuem glândulas mamárias e os filhotes de desenvolvem dentro do organismo da mãe. Com a diferença de que estes vivem em ambiente aquático. As baleias assim coco todos os mamíferos, possuem sangue quente e respiram pelos pulmões.

Comer golfinhos e baleias é uma tradição entre a população das zonas costeiras de Taiwan, que os consideram bons para a saúde.

Morcegos: os únicos mamíferos capazes de voar
Afinal, eles são os únicos mamíferos voadores, sendo que a maneira como essa adaptação se deu ao longo de milhões de anos ainda não foi completamente desvendada pela ciência. Outras espécies ditas voadoras, como o esquilo-voador, são apenas planadoras, na verdade.

Não! Ele é um mamífero. Da ordem dos quirópteros, os morcegos são os únicos mamíferos voadores! Há o esquilo-voador, porém ele não voa de verdade, apenas plana.