Qual é o mal que a cerveja faz?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A ingestão excessiva de cerveja pode interferir nos níveis de açúcar no sangue, funcionar como diurético, causar doenças cardiovasculares, causar azia, aumentar os níveis de pressão arterial e interagir com certos medicamentos.

Pesquisadores norte-americanos descobriram que o consumo diário de álcool, mesmo em pequenas quantidades, pode afetar a estrutura e o tamanho do cérebro. Por exemplo, beber uma cerveja todos os dias pode acelerar o processo de envelhecimento do cérebro, segundo dados do estudo com pessoas entre 40 e 69 anos.

As doenças mais comuns que atingem o fígado são as hepatites A, B e C, a esteatose hepática (ou gordura no fígado), a hepatopatia alcóolica, o câncer no fígado e a cirrose. Além dessas, outros exemplos menos comuns são as doenças que atingem as vias biliares intra-hepáticas e a cirrose biliar primária.

Claro que a moderação é essencial, e com isso, o refrigerante traz mais prejuízos do que a cerveja. A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que o consumo moderado de álcool (o equivalente a uma latinha por dia para mulheres e duas para homens) não leva a riscos à saúde.

Mantém os rins saudáveis
De acordo com um estudo publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology, a cerveja (consumida moderadamente) pode reduzir em até 40% as chances de desenvolver pedras nos rins.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Algumas sugestões são:

  1. Desenvolver atividades que sejam prazerosas, mas que não envolvam o uso de bebidas;
  2. Substituir o tempo empregado em beber por atividades agradáveis;
  3. Evitar estar frequentemente junto a pessoas que o(a) encorajam a beber ou a se embebedar;
  4. Evitar locais onde o consumo era realizado.

– Se tomar remédio de pressão pode beber cerveja? Não. O álcool pode causar efeitos aditivos em diminuir a pressão arterial. Assim, o paciente pode sentir dores de cabeça, vertigem, tonturas, desmaios, alterações no pulso e na frequência cardíaca.

Dois copos de cerveja ou duas taças de vinho diárias, segundo a pesquisa, crescem em 18% as chances de uma vida mais longa. Já o café diário aumenta em 10% as probabilidades contra quem não toma.

Tomar uma cerveja do tipo lager por dia faz bem para a saúde. De acordo com um estudo publicado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry, o hábito aumenta o número de bactérias boas no intestino, o que poderia reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Cerveja não dá barriga.
Esse é o mito mais famoso que existe sobre a cerveja, mas a ciência já comprovou que, se consumida com moderação, a cerveja não é responsável pelo aumento de peso nem de gordura abdominal.

“O ideal é seguir uma alimentação mais natural possível, fracionada em seis refeições, com pequenas porções leves (cozido, assado ou grelhados) e evitar consumir mais gordura. Além disso, se hidratar muito e consumir legumes, verduras e frutas”, explica.

Os sintomas de gordura no fígado incluem:

  • dor no abdômen;
  • barriga inchada;
  • aumento do tamanho do fígado;
  • dor de cabeça constante;
  • cansaço;
  • fraqueza; e.
  • perda do apetite.

Ingerir vitaminas do complexo B ou C, ricas em antioxidantes, antes de beber ajuda o fígado a metabolizar melhor o etanol”, diz Andréa Alvarenga. Ovo, quinua, vegetais folhosos verdes, castanhas e abacate são ricos em vitamina B. Já as frutas críticas carregam vitamina C.

Agora, pensando em que o consumo será feito, geralmente as cervejas puro malte costumam ser uma opção melhor para quem está numa dieta para perda de peso . Isso porque elas normalmente possuem menos calorias, já que não há trigo e seus derivados em sua composição.

Um copo de cerveja é mais “fraco” do que uma dose de cachaça. Mito: Independentemente da bebida a ser consumida, 1/2 pint de cerveja, meia taça de vinho, uma dose de whisky on the rocks ou uma talagada de cachaça, leve sempre em consideração quantas gramas de álcool serão ingeridos.

Para nutricionistas, cervejas puro malte são melhores para a dieta. Nutricionistas afirmam que as cervejas puro malte – a Heineken é conhecida como uma cerveja puro malte – são mais indicadas por ter um menor impacto em relação à dieta, diferentemente das cervejas de trigo, por exemplo, que apresentam mais calorias.

Sinais que podem alertar para problemas nos rins

  1. Alteração na urina. A urina é um importante identificador de que algo está errado no funcionamento dos rins. ...
  2. Anemia. ...
  3. Dores nas costas. ...
  4. Cansaço excessivo. ...
  5. Edemas. ...
  6. Coceira na pele. ...
  7. Perda do apetite, náuseas e vômitos. ...
  8. Hipertensão.