Qual é o mais importante teórico do behaviorismo?

Perguntado por: mzagalo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

As figuras influentes do Behaviorismo incluem os psicólogos John B. Watson e B.F. Skinner, que estão associados ao condicionamento clássico e ao condicionamento operante, respectivamente.

A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.

O primeiro aspecto fundamental do behaviorismo radical é a compreensão do conceito de “comportamento humano”. Segundo Skinner, o termo “comportamento” descreve uma relação entre organismo e ambiente.

Behaviorismo metodológico ou behaviorismo clássico
Também conhecido como “psicologia do outro” e “behaviorismo clássico”, fundamenta-se no estudo do comportamento observável e evidente, isto é, do comportamento que os sentidos sensoriais podem perceber. O principal nome desse tipo de behaviorismo é John B. Watson.

O mais importante dos behavioristas que sucederam Watson foi B.F. Skinner (1904 – 1990). O Behaviorismo de Skinner influenciado por muitos psicólogos norte-americanos e de vários países onde a psicologia norte-americana tem grande penetração, como o Brasil.

Os principais conceitos desenvolvidos por Skinner na composição de sua teoria são: comportamento; reforço; punição; estímulo discriminatório; estímulo aversivo; contingência; e ambiente.

A Teoria que também é chamada de Behaviorista devido à influência de tal escola psicológica, possui três características centrais: 1 – Grande ênfase nas pessoas; 2 – Preocupação com o comportamento organizacional e com os processos de trabalho; 3 – O estudo do comportamento humano.

Ele foi um psicólogo norte-americano que ficou conhecido por criar uma vertente filosófica, conhecida como Behaviorismo Radical na década de 40, que tinha por objetivo estudar e entender – principalmente – o comportamento dos seres humanos.

Skinner (1999)2 defendeu que o comportamento dos organismos é produto de três tipos de variação e seleção: filogenética, ontogenética e cultural.

Seu objetivo teórico é a predição e o controle do comportamento" (citada por Skinner, 1989/1995b, p. 165). Foram as aspirações de uma ciência do comportamento voltada para a previsão e o controle que o motivaram a ingressar na Psicologia.

O behaviorismo é uma linha da psicologia que estuda o comportamento humano de forma mais objetiva do que subjetiva. Os estudos behavioristas buscam explicar aspectos da personalidade humana de acordo com a educação, a criação e os exemplos.

Algumas das mais significativas contribuições do behaviorismo têm sido, e continuam sendo, a concepção relacional do comportamento humano, a visão selecionista da causação do comportamento, a interpretação funcional, não representacional, da linguagem e dos processos lingüísticos e a proposição de que os fenômenos ...

A principal teoria de Skinner foi o behaviorismo radical. Como o nome pressupõe, Skinner levou ao máximo a tese behaviorista. Segundo ele, o comportamento humano é uma resposta às recompensas do meio externo. Para o behaviorismo radical, o homem é educado (moldado) pela natureza.

O behaviorismo contempla o comportamento como uma forma funcional e reacional de organismos vivos. Esta corrente psicológica não aceita qualquer relação com o transcendental, com a introspecção e aspectos filosóficos, mas pretende estudar comportamentos objetivos que podem ser observados.

RESUMO A aprendizagem pode ser explicada sob várias ênfases teóricas, entre elas, o Behaviorismo. Esta ênfase teórica considera que a aprendizagem é o processo de mudança de conduta do organismo em função de suas interação com o meio.

As críticas formuladas por Watson contra a psicologia introspeccionista afirmavam que, para que a psicologia pudesse transformar-se em uma ciência natural, seria preciso que abandonasse o estudo da consciência e o método introspectivo.

Em linhas gerais, enquanto que para Watson a compreensão da realidade se dava por meio de consenso social, como na frase “a verdade é observável à todos”, Skinner baseia suas pesquisas nas respostas que o indivíduo analisado apresenta. Ou seja, o que o indivíduo diz ou responde deve ser analisado individualmente.

Seu objetivo teórico é a predição e o controle do comportamento. A introspecção não é parte essencial de seus métodos, nem o valor científico de seus dados depende da facilidade com que podem ser interpretados através da consciência.