Qual é o mais denso a água ou o óleo?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
/ 5 6 votos

A água, padrão de referência, tem densidade de 1, 000 kg/m³, por definição. Já os óleos variam entre 700 kg/m³ e 950 kg/m³. Esse é o motivo pelo qual a maioria dos óleos flutua em água: são menos densos que ela.

A densidade é uma propriedade específica da matéria, bastante usada na Química, que determina a quantidade de massa presente em um determinado volume. Experimento da coluna de densidade: o líquido azul é o menos denso, enquanto o líquido vermelho é o mais denso.

Portanto, os elementos mais densos são metais: o ósmio (22,6 g/cm3) e o irídio (22,5 g/cm3).

As ligações entre as moléculas dos ácidos graxos que formam a o óleo são menos fortes do que as que ligam as moléculas de H2O. Isso faz com que a substância ser menos densa do que a água.

O óleo, por exemplo, “flutua” em cima da água, porque é mais leve, menos pesado, menos denso que a água.

A água é mais densa, por isso fica embaixo e o óleo menos denso, por isso ficou por cima. Então não se misturam. Quando acrescentamos o detergente, boa parte dele foi para o fundo do copo. Isso porque ele é mais denso.

O ósmio (Os) é um elemento químico metálico pertencente ao grupo dos metais da platina que se localiza no grupo 8 da tabela periódica. Este possui número atómico 76 e massa atómica 190,23. É o elemento mais denso (peso específico 22,61) e um dos elementos mais difíceis de fundir.

Para separar esses dois líquidos, utilizamos o processo de decantação. Nesse processo, utilizamos um funil de bromo apoiado em um suporte universal, como mostrado na Figura 5. O óleo, por ser menos denso do que a água, fica por cima da mistura.

Se ele tiver uma densidade maior do que a da água, irá afundar; se a densidade for menor, irá boiar. Simples assim!

O gelo é menos denso do que a água líquida, pois as moléculas da água em estado gasoso estão mais afastadas do que quando se encontram em estado líquido. Ou seja, nesse caso, além da temperatura, a pressão interfere na densidade da água. É por isso que o gelo flutua em um copo com água.

Se colocarmos um material no estado sólido sobre um líquido, ele poderá flutuar (se for menos denso que o líquido) ou afundar (se for mais denso que o líquido).

Visto que o gelo é menos denso que a água, ele flutua sobre ela, conforme pode ser visto na imagem do copo abaixo e também no caso dos icebergs, imensos blocos de gelo formados por água pura, que flutuam sobre os oceanos de água salgada, que é ainda mais densa por causa dos sais dissolvidos.

Acredita-se que o aerografeno, também conhecido como aerogel de grafeno, seja o material mais leve do mundo, com uma densidade de apenas 0,16 miligrama por centímetro cúbico. Pesquisadores da Universidade de Zhejiang desenvolveram o material, que é aproximadamente 7,5 vezes menos denso que o ar.

O ósmio é o elemento químico mais denso, registrando densidade igual a 22,5 g/cm3. Tendência de variação da densidade na Tabela Periódica. O Ósmio (Os) é o elemento de maior densidade.