Qual é o maior vírus já descoberto?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

O Tupanvírus, nome dado em referência a Tupã, deus guarani do trovão, foi encontrado em ambientes aquáticos extremos. O primeiro vírus foi achado nas lagoas salinas do Pantanal, e o segundo estava presente em amostras coletadas a três mil metros de profundidade, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

1. Febre amarela (a partir de 1850)

Denominado Pandoravirus yedoma, ele permaneceu quase quinhentos séculos oculto no subsolo da Sibéria até ser reativado por um experimento de laboratório. O autor da proeza foi o francês Jean-Michel Claverie, professor aposentado de genômica na Escola de Medicina da Universidade Aix-Marseille em Marselha, França.

Algumas propriedades distinguem os vírus de outros microrganismos. A primeira está relacionada ao seu tamanho, o qual pode variar de 10 a 300 nm.

Em 1817, aconteceu a primeira epidemia global de cólera, responsável por vitimar centenas de milhares de pacientes.

Foi Mao Tsé-tung, responsável pela morte de 77 milhões de chineses. Em termos relativos, no entanto, o líder mais sanguinário foi Pol Pot, ditador do Camboja entre 1976 e 1979. O que você talvez não saiba é que Jack, o Estripador e o Maníaco do Parque estão bem atrás no ranking de assassinos mais mortais.

De acordo com os cientistas, um dos vírus localizados estava inativo sob um lago há mais de 48.500 anos, destacando um novo perigo potencial de um planeta em aquecimento: o que eles chamam de vírus “zumbis”.

O experimento, segundo os pesquisadores, confirma a capacidade destes patógenos de “permanecerem infecciosos após mais de 48.500 anos passados em permafrost profundo”. Os cientistas garantem que a experiência não é perigosa porque os vírus testados não seriam capazes de infectar seres humanos, apenas amebas.

Cientistas da Universidade de Marseille, na França, descongelaram e reviveram 13 vírus de até 48 mil anos que estavam adormecidos no permafrost – solo permanentemente congelado – da Sibéria.

Mais de 400 mil novos malwares são criados diariamente, revela Kaspersky.

É difícil termos um número exato dos tipos de vírus, porque literalmente vírus novos surgem a cada dia. Pois além do estimado de quase 20.000 vírus (com um incremento de cerca de 100 novos por mês), os pesquisadores de vírus utilizam-se de critérios diferentes para classificar os vírus conhecidos.

Os vírus possuem basicamente duas estruturas: o núcleo (onde encontramos o material genético – DNA ou RNA) e o capsídeo, que é um envoltório de proteínas que protege o material genético.

No dia 18 de outubro de 1899, foram registrados oficialmente os primeiros casos de peste bubônica no Brasil em Santos (SP).

Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa (tipo) de coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos.

Sarampo, pólio, difteria e rubéola voltam a ameaçar após erradicação no Brasil. O sarampo era considerado uma doença erradicada no Brasil desde 2016, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou que o país estava havia um ano sem registro de casos do vírus.

O estudo também sugere que há uma maior probabilidade de ocorrência de homicídios entre os homens no intervalo compreendido no período das 18h às 2h, enquanto o comportamento para as mulheres é mais uniforme ao longo do dia.