Qual é o maior tecnopolo do Brasil?

Perguntado por: agil . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Ele reúne mais de 250 empresas de pequeno e médio portes. Atualmente, o parque tecnológico tem faturamento anual de R$ 1 bilhão e conta com mais de 7 mil profissionais.

Berço de importantes centros de inovação e do maior parque tecnológico do País, Recife é atualmente o maior polo tecnológico do Brasil. Cada vez em maior número, multinacionais como IBM, Accenture, Microsoft, HP e Samsung, escolhem a região para instalar fábricas e centros de pesquisa.

Recife, em Pernambuco, concentra o maior pólo de informática do Brasil, com empresas que inventam novos softwares e conquistam clientes no mundo inteiro. A maioria delas está no centro velho, que abriga o maior parque tecnológico de inovação do Brasil.

O Rio Grande do Sul tem muito a se orgulhar por despontar em primeiro lugar, pelo segundo ano consecutivo, na dimensão Inovação, no ranking de competitividade dos Estados, publicado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Não é a toa que a cidade do interior de São Paulo é conhecida como o “Vale do Silício brasileiro”. O município possui três polos tecnológicos que reúnem fatores importantes para o crescimento como equipamentos de ponta e mão de obra qualificada. Diferente de outros locais do país, sobram vagas de emprego em Campinas.

Belo Horizonte e o San Pedro Valley
Desde 2011 a região abriga centenas de jovens de diversos talentos diferentes e que são loucos por inovação, tecnologia e pelo universo digital, transformando o San Pedro Valley em um verdadeiro Vale do Silício brasileiro.

90% da inovação no Brasil é feita com investimento privado, aponta sondagem CNI. Quase 90% das médias e grandes empresas industriais custearam, com recursos privados, as iniciativas de inovação ao longo de 2020.

São Paulo

Conforme o estudo, São Paulo é o estado mais inovador do Brasil, mantendo a posição de destaque desde que o Índice Fiec foi publicado pela primeira vez. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, que tomou a vice-liderança de Santa Catarina, agora em quarto lugar.

No ano de 2000, Silvio Meira fez parte da iniciativa que fundou o Porto Digital, considerado o maior parque tecnológico do país.

Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Suíça é o país mais inovador do mundo, de acordo com o relatório IGI Link externo, abra em uma nova aba. .

Hoje, nos 55 parques tecnológicos em operação no país estão hospedadas 1.993 empresas.

Para você saber mais: Denominamos de tecnopolos ou parque da ciência e da tecnologia, o centro tecnológico que reúne grandes empresas, universidades, laboratórios, centros de pesquisa, institutos, além de uma mão de obra extremamente qualificada, voltados para atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de alta ...

Produção de softwares, tecnologia da informação, biotecnologia, criação de aplicativos, robótica, automação industrial e telecomunicações são as principais áreas presentes nestas cidades.

Já as Cidades Tecnopolos, como o próprio nome já indica, são cidades que apresentam grande desenvolvimento tecnológico e, por isso, reúnem pesquisadores, trabalhadores e estudantes da área.

Um estudo realizado mostra as cidades mais conectadas do Brasil. De acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2021, São Paulo, pelo segundo ano consecutivo, permaneceu em primeiro colocado. Em segundo lugar, aparece Florianópolis e completando o pódio aparece Curitiba.

O Brasil melhorou quatro posições no Índice Global de Inovação (IGI) na comparação com 2019. Os números de 2020, divulgados nesta quarta-feira (2), mostram que o país passou da 66ª para a 62ª colocação no ranking que abrange 131 países.

O Vale do Silício é uma das maiores aglomerações de empresas com domínio de tecnologia de ponta do mundo. Esta característica se aplicou, pois a região é conhecida por desenvolver modelos acessíveis de financiamento, para projetos de tecnologia, os chamados Startups Companies.