Qual é o maior submarino nuclear do mundo?

Perguntado por: rmenezes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Belgorod

Com mais de 184 metros, o Belgorod é o submarino mais longo no oceano hoje – maiores do que os submarinos da classe Ohio da Marinha dos EUA, que chegam a 171 metros.

Agora, com o dinheiro, a tendência é que a força nuclear russa se estabilize em 150 mísseis de longo alcance e de cinco a oito submarinos nucleares.

Agora, o submarino elétrico da U-Boat Worx ganhou novos upgrades. De acordo com a empresa, seu submersível com propulsão elétrica é o mais veloz já desenvolvido no mundo, podendo atingir até 10 nós, o equivalente a cerca de 35 km/h) embaixo d'água.

A Rússia diz ter finalizado sua primeira ogiva nuclear Poseidon, um super torpedo que seria capaz de desencadear ondas radioativas no oceano para tornar as cidades costeiras inabitáveis. O anúncio foi feito de forma extraoficial, por meio da agência de notícias estatal Tass, nesta segunda-feira, 16.

Apenas cinco países no mundo constroem e operam submarinos com propulsão nuclear - Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, França e China. Destes, o único que concordou em transferir tecnologia ao nível requerido e capacitar os brasileiros a projetar e construir submarinos foi a França.

Sarmat

"O Sarmat é o míssil mais poderoso com a maior distância do mundo para atingir alvos, o que aumentará significativamente o poder de combate das forças nucleares estratégicas do nosso país", disse o Ministério de Defesa da Rússia.

64 submarinos de ataque. 63 submarinos de ataques de propulsão convencional.

Ao projeto inicial a Marinha dos EUA foi fazendo revisões e adaptações que resultaram em submodelos e quer agora chegar à quinta geração. Atualmente existem 21 submarinos da classe Virgínia em funcionamento e mais 10 em construção. A Marinha norte-americana pretende receber mais exemplares deste modelo até 2043.

É capaz de espalhar uma nuvem de material radioativo numa área de 510 mil quilômetros quadrados (quase o tamanho do Estado da Bahia).

As gerações atuais de submarinos nucleares nunca precisam ser reabastecidos durante toda a sua vida, cerca de 25 anos.

Trata-se do USS Nevada, submarino de propulsão nuclear da classe Ohio que carrega 20 mísseis balísticos Trident e dezenas de ogivas nucleares.

O primeiro submarino atômico do Brasil está sendo produzido desde 1978. O projeto, que deveria ter sido finalizado em 1991, ganhou outra data de entrega, agora para 2029.

O submarino de propulsão nuclear oferece vantagens extras sobre os modelos convencionais. A propulsão nuclear, que gera energia pela quebra de núcleos atômicos, dispensa o oxigênio necessário para a queima do diesel.

O relatório do Pentágono estima que a China manterá uma frota de 65 a 70 submarinos na próxima década e trocará seus submarinos antigos por outros mais novos “quase um a um”.

Ele tem 40 centímetros de comprimento e parece de brinquedo, mas sua missão não é divertir e, sim, servir à ciência.

O Submarino “Riachuelo” possui um comprimento total de 70,62 metros, diâmetro de casco de 6,2 metros, deslocamento na superfície de 1.740 toneladas e deslocamento em imersão de 1.900 toneladas.

A Terceira Guerra Mundial teria ainda como consequência o aprofundamento de crises econômicas, sanitárias e de abastecimento, notadamente de alimentos, atingindo sobretudo as nações menos desenvolvidas economicamente.

De acordo com o Ranking Mundial de Força Militar, os países que têm a maior frota submarina do mundo em 2022 são: China, com 79 submarinos. Rússia, com 70.

Rússia

O ministério da Defesa da Rússia divulgou nesta 4ª feira (20. abr. 2022) um teste com um novo míssil balístico intercontinental. Segundo o presidente russo Vladimir Putin, o Sarmat, como é chamado, é o “mais poderoso” e pode derrotar “todos os sistemas antiaéreos modernos”.

De acordo com as estimativas do Sipri, os Estados Unidos e a Rússia continuam sendo as maiores potências nucleares do mundo, com 3.708 e 4.477 ogivas, respectivamente, enquanto a China tem 350, França 290 e Grã-Bretanha 180.