Qual é o maior símbolo das festas juninas?

Perguntado por: eaparicio . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Fogueira

Fogueira: a luz proporcionada pela fogueira simboliza a proteção. É um dos principais símbolos da Festa Junina, pois os eventos ocorrem ao redor dela. É também uma homenagem aos três santos da festa: São João, São Pedro e Santo Antônio.

Contudo, entre tantas celebrações e fogueiras acesas, uma se destaca: é a festa junina de Campina Grande, na Paraíba. Considerada a maior do mundo, ela chama diversas pessoas todos os anos por conta de suas atrações e a possibilidade de viver um autêntico São João brasileiro.

Acredita-se que, ainda no século XVII, as festas eram realizadas na Europa em comemoração às colheitas. Quando os colonizadores portugueses chegaram ao Brasil, introduziram este costume, afinal, eles comemoravam a colheita do trigo, mas, como o milho era abundante no país, se tornou parte da celebração junina.

O Dia de São João é uma das comemorações da Festa Junina. São João Batista, na tradição cristã, anunciou a “boa-nova” (boa notícia) da vinda do Cristo, filho de Deus, salvador da humanidade, que “renovaria todas as coisas”. Foi ele também que batizou Cristo no rio Jordão.

Os fogos de artifício, de origem chinesa, servem para distanciar os pensamentos e sentimentos maus. Já as bandeirinhas, que costumavam ser maiores, traziam as imagens dos santos do período junino e eram submetidas a um ritual de lavagem, cuja água aspergia os fiéis.

Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo, também celebrados no mês de junho, são os patronos das tradicionais Festas Juninas, espalhadas Brasil a fora. As festas juninas são eventos tradicionais do calendário brasileiro e denotam um bom retrato da diversidade cultural do país.

A dança em si representa a realização da festa de casamento. Essa tradição tem como objetivo homenagear Santo Antônio, o santo casamenteiro. Além do noivo e da noiva, outros personagens tradicionais fazem parte do roteiro da quadrilha: o padre, o pai da noiva, o juiz e o delegado.

A decoração de Festa Junina feita com bandeirolas e balões, a fogueira e os fogos de artifício são itens que caracterizam o ambiente da festa junina. Existem ainda algumas brincadeiras e práticas às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo, lavagem dos santos, correio elegante, casamento caipira e outros.

Origem pagã das festividades juninas
Comemorada em todo o Brasil, essas festividades têm influências diversas. Sua origem é pagã, ou seja, no início não tinham relação com o cristianismo. Antes da Idade Média, povos camponeses europeus se juntavam em determinado período do ano para celebrar a colheita e pedir proteção.

A seguir, vamos abordar 5 itens que não podem faltar no seu arraiá: comidas/bebidas típicas; vestimentas e caracterização; decoração; música e a famosa quadrilha.

As melhores festas juninas do Brasil

  • – São João de Campina Grande (Paraíba) ...
  • – Bumba-Meu-Boi (São Luís, Maranhão) ...
  • – São João de Caruaru (Pernambuco) ...
  • – Mossoró Cidade Junina (Rio Grande do Norte) ...
  • – São João (Aracaju) ...
  • Festa Junina da Salvador (Bahia)

QUADRILHA

A QUADRILHA É UMA DANÇA TÍPICA DAS FESTAS JUNINAS BRASILEIRAS, MAS SUA ORIGEM VEM DE PARIS, COMO UMA DANÇA DE SALÃO COMPOSTA POR QUATRO PESSOAS. VEIO PARA O BRASIL EM 1930 E INOVADA COM NOVOS PASSOS, INCLUSIVE COM O CASAMENTO CAIPIRA.

O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.

bandeirolas

Conhecidas como o principal enfeite decorativo das festas juninas, as bandeirolas surgiram como forma de homenagem aos três santos conhecidos como “padroeiros” das Festas Juninas: Santo Antônio, São Pedro e São João.

Por esse motivo, as principais comidas da festa junina contém milho, sendo que as mais típicas são: bolo de milho, bolo de fubá, canjica, curau, cuscuz, milho cozido, mingau de milho, pamonha, pipoca, polenta, suco de milho, sopa paraguaia.

Conhecido como tartan no século 18, o xadrez era usado para representar os escoceses. Chegando ao Brasil, o tecido ficou visto como vestuário do campo, sendo adaptado à festa junina, por sua representação caipira, se espalhando por todo o país.

Embora a origem das festas juninas seja nas celebrações pagãs dos povos da Antiguidade, que costumavam celebrar a chegada do verão (que no hemisfério norte acontece nessa época) e pedir fartura nas colheitas, elas ganharam conotação religiosa pela Igreja Católica, que associou os festejos da época aos três santos ...

A origem da festa junina é pagã, ou seja, é contrária à doutrina cristã, porque as festas que deram origem às festas juninas homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade e pediam fartura nas safras, pois era nessa altura que começava o período da colheita de cereais.

Segundo a bíblia, São João era João Batista, um dos 13 apóstolos de Jesus Cristo e o homem que o batizou. Jesus e João teriam sido parentes, já que suas mães, Maria (mãe de Jesus) e Isabel (de João Batista) seriam primas.

A fogueira de São João, um dos principais símbolos da festa junina, é acesa na noite do dia 23 de junho e preparada para queimar durante vários dias de festa. Na crença católica, a mãe de João Batista teria acendido uma fogueira no alto de uma montanha para avisar Maria sobre o nascimento de João.