Qual é o maior produtor de arroz do Brasil?

Perguntado por: rtavares2 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

Estado do Rio Grande do Sul

Produção de arroz no Brasil: quais os principais estados produtores? No Brasil, o Estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz. Depois dele, encontram-se Santa Catarina, Tocantins e Mato Grosso.

As principais marcas de arroz do movimento são Terra Livre, Raízes do Campo e Campo Vivo.

Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins respondem por 1,2 milhão dentre 1,3 milhão do total de hectares de arroz identificados no Brasil. O RS mantém a liderança absoluta com 72,9% da área ocupada pelo arroz irrigado (946 mil hectares), seguido por Santa Catarina (11,5%) e Tocantins (8,4%).

O Irga, vinculado ao governo do Rio Grande do Sul, é considerado referência para esse levantamento porque o Rio Grande do Sul detém a maior produção geral de arroz do Brasil — correspondendo a, segundo o instituto, cerca de 70% de todo o grão produzido nacionalmente.

A Índia

A Índia é o maior produtor de feijão do mundo.

O aumento da área plantada em 3%, na primeira safra, foi insuficiente para compensar o clima desfavorável, que reduziu a produção desta em 3,8% (CONAB, 2021a). Os maiores produtores de milho brasileiros são (na ordem): Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, que deverá superar Goiás, na atual safra, e Minas Gerais.

Principais produtores – Paraná e Rio Grande do Sul concentram a maior parte da produção de trigo. Juntos os estados são responsáveis pela colheita de mais de 8 milhões de toneladas, cerca de 86% de tudo que é produzido no país.

O primeiro lugar ficou com a Fazenda Colorado, de Araras (SP), que pertence aos herdeiros do fundador Lair Antonio de Souza e que em 1982 inaugurou o Laticínios Xandô, nome da marca de leite tipo A. Foram produzidos no ano passado 33,8 milhões de litros, uma média diária de 92.657 litros de leite.

O arroz Hom Mali 105, que é cultivado no Nordeste da Tailândia, foi coroado como o melhor arroz do mundo deste ano.

O que o MST produz? Os assentamentos rurais do MST são grandes produtores agrícolas. A produção do MST é feita por 160 cooperativas, 120 agroindústrias e 1900 associações espalhadas pela maior parte dos estados brasileiros, totalizando mais de 450 mil famílias assentadas.

O Sudeste é a principal região consumidora de arroz em volume, enquanto o Centro-Oeste tem o maior consumo per capita, com 40kg por ano.

Principais Destinos do Arroz brasileiro

País de DestinoValor FOB
Venezuela68,1 milhões
Costa Rica4,15 milhões
Nicarágua1,27 milhões

Os motivos para a alta são uma combinação da valorização do dólar frente ao real, o aumento da exportação de arroz e a queda na safra. Em alguns supermercados, o produto, que custava cerca de R$ 15, no pacote de 5 kg, está sendo vendido por até R$ 40.

Estados Unidos

Estados Unidos é o país que mais produz carne bovina no mundo por alguma margem. As previsões para 2022 do Departamento de Agricultura dos EUA e da Organização para Agricultura e Alimentação (FAO), indicam uma produção de 12,6 milhões de toneladas de carne bovina neste ano.

1- Índia – 221,1 milhões de toneladas. 2- União Europeia – 158,7 milhões de toneladas. 3- Estados Unidos - 102,9 milhões de toneladas.

Os Estados Unidos permanecem como o 1º produtor mundial do grão, mas com uma estimativa de produção quase 20,0 milhões de toneladas abaixo do colhido em 2018/19.

Minas Gerais

Minas Gerais lidera como o maior produtor de café do Brasil, com destaque para a região Sul e Sudeste do estado. Os mineiros são seguidos pelo Espírito Santo e São Paulo, que ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Apesar disto, Goiás representa apenas 1% da produção nacional de laranja. Conforme a estimativa do IBGE, o Brasil deve produzir 16,5 milhões de toneladas neste ano, sendo o maior produtor do mundo da fruta. E São Paulo responde por 75% do total da produção nacional. Minas Gerais produz 6% e Paraná, 4%.