Qual é o maior Pai de Santo do Brasil?

Perguntado por: vramos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Joãozinho da Gomeia – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pai Bruno foi apontado em uma pesquisa como o maior e melhor pai de santo do mundo.

Ele é branco, jovem, pai de família, não fuma cachimbo a todo momento e fala da religião com paixão. Lucas Junot Dutra Morisson, 25 anos, é pai de santo dentro do Candomblé desde os 16 anos. Brincalhão, cercado de amigos crendice afora e jornalista, ele quebra qualquer estereótipo que venha à cabeça.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.

Mas surpreendente é a força das religiões afro-brasileiras. Apesar de ser o segundo Estado mais branco do país, o Rio Grande do Sul tem a maior proporção nacional de adeptos da umbanda e do candomblé - 1,47%, quase cinco vezes o percentual da Bahia.

É o município brasileiro com a maior concentração de centros de religião de Matriz Africana por metro quadrado, sendo 400 terreiros Umbandistas concentrados apenas em Codó.

Considerado um dos pais de Santo mais influentes do País, Bita era natural de Codó (MA) e ganhou fama nacionalmente ao atender em seu terreiro personalidades políticas. A morte de Bita foi confirmada ao Cidadeverde.com pelo coordenador dos Movimentos do Terreiros do Piauí, Pai Rondinele Santos.

Baiano, de Itabuna, Jair de Ogum foi iniciado na religião em Olaria, na Zona Norte do Rio, aos 17 anos. Filho de Ogum e Oxum, o menino se tornaria um dos mais reconhecidos babalorixás do país.

Pois é nesta terra de cristãos que Mestre Bita do Barão de Guaré reina absoluto no maior, mais conhecido e mais rico terreiro que se tem notícia no Maranhão. Idade informada de 90 anos e amplamente questionada por toda Codó, Bita do Barão é, nada mais, nada menos, do que o pai de santo da família Sarney.

Um Pai de Santo confiável, é uma pessoa estudada e capacitada a exercer sua função. Precisa ser receptivo, saber ensinar, ter paciência, ser solidário, ter equilíbrio, estar sempre disponível, aceitar ser questionado sobre como estão os filhos de santo que ele cuida.

É certo, porém, que cada pai de santo tem autonomia para determinar o valor de seu serviço, e esse preço pode variar muito em função da reputação do adivinho. Normalmente, aqueles que estão ainda se estabelecendo no mercado tendem a cobrar valores não muito altos, algo que pode variar entre R$ 15,00 e R$ 30,00.

Antônio de Sant'Anna Galvão

Em 11 de maio de 2007, durante missa presidida pelo papa Bento 16 no Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, o Brasil oficialmente ganhou seu primeiro santo: o frade franciscano Antônio de Sant'Anna Galvão (1739-1822), mais conhecido como Frei Galvão.

Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes

A mais recente canonização de uma brasileira foi a de Santa Dulce do Pobres. A baiana Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, Irmã Dulce dos Pobres, morreu em 1992 aos 77 anos e foi canonizada pelo papa Francisco em outubro de 2019.

Obaluaê

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.

Oxalá

Considerado como o Orixá da Paz, da paciência, tudo que se refere à Oxalá é ligado a calma e a tranquilidade.