Qual é o maior osso do braço?

Perguntado por: irocha9 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

O úmero é o maior osso do membro superior. Possui cabeça lisa e esférica e seu comprimento (diáfise) é liso e fino. Em uma de suas extremidades, participa da articulação do cotovelo, se ligando, nesta região, à ulna. A ulna é o osso mais longo do antebraço.

fêmur

O fêmur é considerado o maior osso do corpo humano, e encontra-se localizado na coxa, entre o quadril e o joelho, sendo um dos ossos mais importantes do nosso corpo. O fêmur consegue suportar grandes pressões e cargas, nos dando equilíbrio e sustentação.

Marcos ósseos do rádio. O rádio é o osso mais curto do antebraço e é composto por uma diáfise, uma extremidade proximal e uma extremidade distal.

Esses três ossos estão localizados da seguinte forma:

  • Úmero: estende-se do ombro ao cotovelo, onde se une à ulna e ao rádio;
  • Rádio: estende-se do cotovelo ao pulso, na mesma direção do polegar;
  • Ulna: estende-se do cotovelo ao pulso, na mesma direção do dedo mínimo.

O lacrimal é ossificado a partir de um único centro, que aparece por volta da décima segunda semana a partir da membrana que cobre a cápsula cartilaginosa nasal.

Tem mais depois da publicidade ;) Os membros superiores são formados pela cintura escapular, a qual inclui a clavícula e a escápula, e pelos ossos que formam o braço, o antebraço, o punho e a mão. Braço: é formado por um único osso longo denominado de úmero.

O carpo ou punho, a primeira parte da mão, é formado por 8 ossos. Na fileira proximal – perto do antebraço – possui 4 ossos: escafoide, semilunar, piramidal e pisiforme. E na fileira distal – próxima dos dedos – os outros 4 ossos: trapézio, trapezoide, capitato e hamato.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. Esses ossos são denominados ossos laminares.

fêmur

A nossa coxa é formada pelo fêmur, que se destaca por ser o maior e também o osso mais forte do corpo humano. Esse osso corresponde a um terço do tamanho do indivíduo adulto. A patela é o osso que protege a parte anterior da articulação do joelho. A tíbia e fíbula formam os ossos da perna.

fíbula

A fíbula é o osso mais delgado do organismo e dispõe-se de forma paralela à tíbia.

coxa

O maior músculo do corpo humano é o da coxa, com comprimento de até meio metro. Por outro lado, o menor músculo é o que está localizado entre as vértebras, medindo cerca de 1 cm. O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos.

Descrição do Osso de Ishango
É um osso petrificado, de cor castanha, mais especificamente, a fíbula de um babuíno, de 10 cm de comprimento.

Tíbia

Tíbia: o maior e mais medial osso da perna, formando tanto a articulação do joelho quanto do tornozelo.

Na articulação do cotovelo, existem três ossos: a ulna e o rádio, que compõem os ossos do antebraço, e o úmero, que é o osso do braço. Na porção inferior do úmero existem duas saliências ósseas, chamadas de epicôndilos.

Na cabeça:

  • Ossos do crânio (8): frontal. parietal (2) temporal (2) occipital. esfenoide. etmoide.
  • Ossos da face (14): zigomático ou malar (2) maxilar (2) nasal (2) mandíbula. palatino (2) lacrimal (2) vômer. concha nasal inferior (2)

fêmur

Osso da coxa
O fêmur, além de ser o osso mais longo do esqueleto humano, é também o de maior peso e que possui maior força.

Os três ossos que formam a articulação do ombro incluem a clavícula, a escápula (omoplata) e o úmero (o osso longo do braço). O ombro tem duas articulações que trabalham juntas para fazer com que o braço se mova. A articulação acromioclavicular (AC) é uma articulação deslizante formada entre a clavícula e o acrômio.

A coluna vertebral é fundamental para a nossa sobrevivência, pois protege uma estrutura muito importante do sistema nervoso central: a medula espinhal. A coluna vertebral é formada por sete vértebras cervicais, doze torácicas, cinco lombares, sacro e cóccix.

mandíbula

Considerada uma das articulações mais complexas do corpo, a ATM é a articulação temporomandibular que liga o maxilar à mandíbula, o único osso móvel da cabeça, sendo responsável por todos os movimentos dela.

Os dedos, das mãos e dos pés, podem ser facilmente quebrados por impactos diretos. Além disso, os ossos da mão e do pé também podem sofrer fraturas em decorrência de quedas, torções ou de esforço excessivo.

O antebraço consiste em dois ossos longos; o rádio e a ulna.