Qual é o maior organismo vivo do mundo?

Perguntado por: ogonzaga5 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Pando, um enorme bosque de álamos em Utah, é um único organismo que existe há milhares de anos. No entanto, o local é ameaçado pela pastagem de veados e gado. Álamos tremulantes da Floresta Nacional Fishlake, em Utah, nos Estados Unidos, constituem o maior organismo vivo do planeta.

As bactérias são seres vivos microscópicos formados de uma única célula. Elas estão entre os menores seres vivos da Terra. Como as bactérias são invisíveis a olho nu, é difícil notarmos a presença delas. Existem muitos tipos de bactérias.

Entre eles, um artigo publicado pela National Geographic menciona o tubarão-da-Groenlândia (Somniosus microcephalus) como o vertebrado mais longevo do mundo. O peixe cartilaginoso é capaz de viver 400 anos, o dobro da idade do animal terrestre mais longevo: a tartaruga-gigante.

Denominada como Thiomargarita magnifica, em referência ao seu enorme tamanho para uma bactéria, o microrganismo possui um comprimento médio de célula superior a 9 mil micrômetros, equivalente a aproximadamente 1 centímetro.

baleia

O título aparentemente pertence a uma espécie de baleia conhecida como Perucetus colossus. Descrita pela primeira vez em estudo publicado na revista científica Nature, a baleia já extinta pesava entre 85 a 340 toneladas.

Sim, são as formigas —incluindo suas conterrâneas— as mais numerosas entre os membros do reino animal.

4 - Rinoceronte-girafa
Mais alto que uma girafa e sem chifre, ao contrário do rinoceronte, a espécie tinha em torno de 5 metros de altura e 7,3 metros de comprimento, pesando 20 toneladas. Por incrível que pareça, a alimentação do animal eram folhas de árvores altas.

baleia-azul

Ouça o texto abaixo! O maior mamífero da terra é a histórica baleia-azul. Ela atinge o comprimento de 33 m e pode pesar até 130 toneladas. Seu habitat são os mares gelados da Antártida e o norte dos oceanos Atlântico e Pacífico.

Chlamydia

A Chlamydia, a menor bactéria do mundo, mede cerca de 0,2 micrômetro (1 micrômetro equivale à milionésima parte de um metro). Para ter uma noção de como é pequena a Chlamydia, uma pessoa resolveu descrever o tamanho da bactéria na unidade milímetro.

Chamado de syn3, o microrganismo tem o mínimo de informação genética necessária para seu crescimento, estimulado a partir dos menores genomas de bactérias Mycoplasma, que ocorrem naturalmente. A experiência foi relatada nesta quarta-feira (30) na revista Science Advances.

Para ficar mais fácil da gente entender, vamos focar em um vírus sobre o qual muito tem se falado: o SARS-CoV-2, o novo coronavírus, que causa a Covid-19. Segundo pesquisas[1], esse vírus tem entre 50nm a 200nm.

Este título cabe a um molusco bivalve da espécie Arctica Islandica, que entrou para o livro Guiness dos Recordes quando pesquisadores descobriram, em 2013 que ele tinha 507 anos.

Golfinhos

Golfinhos: a inteligência na água
Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie. Inclusive, é uma comunicação muito semelhante à humana.

Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.

Em um vídeo publicado na nossa página do Facebook falamos um pouco sobre o que são os vírus e as principais diferenças entre eles e as bactérias. Uma delas é o tamanho: os vírus são muito menores do que as bactérias!

Somente cinco anos depois eles identificaram que estavam diante de bactérias “gigantes” – na verdade, a maior espécie já descoberta, com quase 1 cm de comprimento, 50 vezes maior do que a a média de outras bactérias gigantes.