Qual é o maior objetivo da filosofia?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

A filosofia nasceu com o objetivo de desenvolver uma consciência crítica sobre o mundo, encontrando respostas não mais baseadas na crença e na autoridade.

O objetivo da filosofia é conhecer e contemplar a verdade.
A filosofia se faz importante a medida que nos provoca a pensar sobre nossa existência, as relações humanas por exemplo. Além disso, nos leva a fazer perguntas pertinentes para entender quem somos e de onde viemos.

O homem continua sendo o principal objeto da filosofia e quando este não tem o mínimo de entendimento dela, está sujeito a viver preso aos conceitos do senso comum, pois é a filosofia que dá ao homem o desejo de conhecimento. É a filosofia que estimula consciência e nos ajuda na formulação do nosso caráter moral.

Um objetivo é o que move o indivíduo para tomar alguma decisão ou correr atrás de suas aspirações. Objetivo é sinônimo de alvo, como ponto de mira de uma arma ou como o fim a atingir.

O objetivo geral deve apresentar a ideia central de um trabalho acadêmico. Assim, deve descrever de forma sucinta e objetiva a finalidade pela qual você está realizando o estudo e qual meta busca ser atingida. Ele deve conter a hipótese ou o problema que será investigado no trabalho, assim como a delimitação do tema.

A filosofia da ciência busca fundamentar os processos científicos por meio dos conceitos. Na esteira do que foi dito, a filosofia da ciência (mesmo a filosofia sendo uma espécie de “mãe” das ciências) busca a compreensão e o aprimoramento dos métodos e dos processos de validação científica.

A filosofia emite juízos de valor ao julgar cada fato, cada ação em relação ao todo. A filosofia vai além daquilo que é, para propor como poderia ser. E, portanto, indispensável para a vida de todos nós, que desejamos ser seres humanos completos, cidadãos livres e responsáveis por nossas escolhas.

Compreender-Refletir o Mundo
Assim, seu papel na atualidade é, também, pensar âmbitos como a sociedade, a política, as relações com a técnica e a ciência, a religião, a arte, a educação e a história.

A filosofia surge na Grécia no período compreendido entre o final do século VII a.C e o início do século VI a.C. e foi a maneira pela qual os gregos antigos encontraram para explicar o mundo, os fenômenos e os acontecimentos de maneira racional.

A ética ou filosofia moral é uma área de conhecimento que tem como objeto de investigação as ações humanas e seus princípios orientadores. Toda cultura e toda sociedade estabelece-se baseada em valores definidos a partir de uma interpretação do que é o bem e o mal, o certo e o errado.

Tales defendia que o princípio eterno era a água, Anaxímenes defendia que o princípio eterno era o ar ou o frio, Anaximandro defendia que o princípio eterno era o ilimitado, Heráclito defendia que o princípio eterno era o fogo, Pitágoras defendia que o princípio eterno eram os números, Empédocles defendia que o ...

A definição de Objectives varia de autor para autor. A maioria da informação disponível, incluíndo a do livro de John Doerr, “Measure What Matters” referem o seguinte: Objetivos estratégicos, táticos ou operacionais.

A função principal dos objetivos é assegurar que todos remem para a direção certa e que ninguém esteja trabalhando em algo alheio à finalidade da empresa. Trata-se de definir o ponto de chegada para que todos possam buscar o caminho a ser tomado.

Os objetivos podem ser pessoais ou profissionais, e incluem tanto objetivos individuais como coletivos. Por exemplo, uma pessoa pode ter como objetivo terminar um curso de graduação em um determinado período de tempo, ou uma organização pode ter como objetivo aumentar suas vendas em 20% no próximo ano.

A definição de objetivo desenvolve a autossuficiência, a iniciativa pessoal, a imaginação, entusiasmo, a autodisciplina e esforço concentrado. Todas essas qualidades são necessárias para o sucesso. A propósito, todas as demais leis do Êxito somente terão sentido se fundamentadas em um objetivo principal.

“Onde está a necessidade da filosofia? Está no fato de que ela, por meio da reflexão, permite que o homem tenha mais que uma dimensão, além daquela que é dada pelo agir imediato no qual o “homem prático” se encontra mergulhado.

A Filosofia da Ciência é o ramo que reflete e questiona a ciência e o saber científico. A Ciência se ocupa de problemas específicos dos fenômenos naturais enquanto a filosofia se encarrega de estudar os problemas gerais. No entanto, em última análise, o estudo de ambos não é contraditório e sim complementário.