Qual é o maior número primo que existe?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Matemáticos — profissionais e amadores — do projeto de pesquisa mundial Great Internet Mersenne Prime Search (GIMPS) – descobriram o maior número primo conhecido. Com 24.862.048 dígitos, mais de 1,5 milhão do que o número primo recorde descoberto em 2017, ele pode ser expresso como 282,589,933-1.

Da definição, decorre a seguinte seqüência de números primos: (2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37...) e, como podemos observar, com exceção do 2, todos os demais números primos são ímpares.

1 000 000 000 000 = um milhão de milhões, ou seja: um bilião. Depois, temos: trilião = um milhão de biliões (a unidade seguida de 18 zeros); quatrilião = um milhão de triliões (24 zeros);

O googolplex é 10googol. E tem ainda o googolplexian: 10googolplex.

O que são números primos e compostos?

  • O número 1 não é um número primo, pois só é divisível por ele mesmo;
  • O número 2 é o menor número primo e também o único que é par;
  • O número 5 é o único número primo terminado em 5;
  • Os demais números primos são ímpares e terminam com os algarismos 1, 3, 7 e 9.

Resposta verificada por especialistas. Em Matemática, "infinito" é o conceito que descreve algo que é maior do que o número natural. Geralmente se refere a algo sem qualquer limite.

É engraçado pensar que essa mesma turma já tem ideia que não existe o maior número de todos, porém, o menor número de todos ainda é o zero.

Existem infinitos números primos, como demonstrado por Euclides por volta de 300 a.C.. O conceito de número primo é muito importante na teoria dos números.

O número mais próximo do infinito é igual a 0.
Isso porque se você observar qualquer fação que seja divisível por 0 temos que ela tenderá ao infinito, não sendo possível determinar com exatidão o seu valor.

numeral Número fictício usado para descrever uma quantidade grande e indeterminada de alguma coisa: tenho zilhões de contas para pagar! Etimologia (origem da palavra zilhão). Z + ilhão, de formação igual a milhão.

Portanto, o número 999.999 lê-se novecentos e noventa e nove mil e novecentos e noventa e nove.

O zilhão representa um número muito grande e que não possui representação. Esta questão está relacionada com o zilhão. No sistema de numeração decimal, utilizamos casas decimais para escrever os números.

Primeiramente precisamos esclarecer uma coisa sobre o infinito: ele não é um número, é um conceito. O infinito não tem fim. Metade de infinito, ainda é infinito. Duas vezes infinito, ainda é infinito.

zero, mil, milhão, bilhão, trilhão, quadrilhão, quintilhão (quinquilhão), sextilhão, septilhão, octilhão, nonalhão, decilhão, undecilhão, dodecilhão, tredecilhão, quatrodecilhão, quindecilhão, sedecilhão, septendecilhão, octencilhão, nonencilhão, vigintilhão, trintetilhão, quntetilhão, sextetilhão, nonentilhão...

O Número googol
Isso parece verdade, mas o infinito não pode ser entendido como um número, pois não respeita as mesmas leis da aritmética, a parte da matemática que estuda os números e as operações entre eles. Um número maior ainda é chamado googolplex, que é um número 1 seguido de googol zeros. É difícil até imaginar!

Mas e o número 1 é primo ou composto? Como vimos, o número 1 é divisível apenas por ele mesmo, ou seja, possui apenas 1 divisor, pois o número 1 é igual a ele mesmo. Em outras palavras, o número 1 não é composto e nem considerado um número primo.

Ou seja, um número natural é primo se ele é maior que 1 e é divisível apenas por si próprio e por 1. Um exemplo: o número 2. Ele só é divisível por ele mesmo, e por 1. O mesmo vale para 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37...